Site icon Jornal A Nação

PSP associa-se ao Dia Internacional dos Soldados de Paz das Nações Unidas

A Polícia de Segurança Pública (PSP) associa-se ao Dia Internacional das Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas, “dia dos capacetes azuis”.

Os Polícias da PSP foram os primeiros, de uma força policial portuguesa, a integrar missões da ONU, no ano de 1992, na Bósnia.

Nestes 30 anos, 1272 Polícias participaram nestas missões da ONU em diversas funções, consoante o objetivo/mandato da missão, como Chefes de Missão, Formadores, Comandantes de unidades, Mentores/Tutores de Polícias do país de acolhimento da missão, entre outros.

Integraram diferentes operações de apoio à paz no mundo, desde Saara Ocidental, à República Centro Africana, Serra Leoa, Chade, Moçambique, Guiné-Bissau, República Democrática do Congo, Mali, Níger, Sudão do Sul, Darfur, Guatemala, Haiti, Colômbia, Timor-Leste, Bósnia, Geórgia, Afeganistão, Albânia, Palestina, Croácia, Kosovo e Ucrânia.

Os Polícias voluntários para participar nestas missões, recebem formação específica e superam provas técnico-linguísticas, elementos essenciais na preparação para representar a PSP e Portugal a nível internacional.

Para a PSP, “a participação nestas missões, constitui um elemento importante de partilha de experiências com outras forças policiais de todo o mundo, bem como, Portugal e a PSP assumirem um lugar de interlocutores com capacidade para proporcionar segurança e ajudar a (re)construir forças de segurança nos mais diversos contextos e continentes”, sublinha em nota.

Foto: PSP.

Exit mobile version