Site icon Jornal A Nação

PSP assinala o 147º Aniversário do Comando Distrital de Bragança

A Polícia de Segurança Pública (PSP) comemora, hoje, o 147º aniversário do Comando Distrital de Bragança.

Em 2021, foi localizado, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, uma ata da Junta Geral do “Districto de Bragança”, datada de 19 de fevereiro de 1877, que refere que em sessão ordinária, por deliberação tomada no dia 4 de março de 1876, foi “creado e organisado n’esta cidade o corpo de polícia civil”.

Anos mais tarde, tiveram início algumas parcerias de trabalho com determinadas Câmaras do distrito, com pessoal policial deslocado a prestar serviço nas autarquias, que originaram os postos de polícia. Concretamente em Mirandela, no dia 24 de janeiro de 1950 – com um efetivo de 11 polícias – em Macedo de Cavaleiros, em 24 de abril do mesmo ano – com 7 polícias – e em Moncorvo, em 20 de abril de 1952, também com 7 Polícias.

Atualmente, cabe ao Comando Distrital de Bragança garantir a proteção e segurança dos seus 34 760 concidadãos, numa na área total de responsabilidade territorial de 68,7 Km2.

No ano de 2022, a criminalidade violenta e grave teve um decréscimo de cerca de 28% na área territorial do Comando Distrital de Bragança, em comparação com o ano de 2019 (último ano pré-pandemia). A diminuição da criminalidade violenta e grave é significativo e importante, não só para a PSP, mas também para a população, em virtude deste tipo de criminalidade ser o que mais afeta as pessoas de forma direta e, consequentemente, o sentimento de segurança de uma região que historicamente se apresenta como segura.

Quanto à atividade operacional em 2022, destacam-se as 180 detenções resultantes, principalmente, das ocorrências de condução de veículo sob o efeito do álcool e sem habilitação legal, e também do tráfico de estupefacientes.

No âmbito do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP) foram efetuadas 204 ações de sensibilização junto da população idosa e 1068 contactos individuais de prevenção criminal. As Equipas do Programa Escola Segura realizaram 191 ações de sensibilização nos 30 estabelecimentos de ensino existentes em Bragança e Mirandela, que contaram com a participação de um total de 5864 alunos.

No que concerne à Investigação Criminal, importa referir que foram iniciados 809 inquéritos crime, com uma taxa de conclusão de 94%, e 311 suspeitos foram constituídos arguidos pela prática de vários crimes.

Foram, ainda, registados 1904 pedidos de entidades externas, entre os quais notificações judiciais.

Na vertente da segurança rodoviária, foram registadas 6430 infrações e realizadas 263 operações de fiscalização. Dos 5667 condutores fiscalizados, 1381 foram submetidos a teste de alcoolemia.

No exercício das competências exclusivas da PSP em matéria de armas e explosivos, o Núcleo de Armas e Explosivos de Bragança realizou 66 ações de fiscalização e 16 de formação, destacando-se, ainda: 258 exames periciais efetuados; 367 armas recebidas a favor do estado; e 5467 processos de licenciamento e 300 processos referentes a contraordenações.

O lema “Firmes e Vigilantes”, inscrito no brasão do Comando Distrital de Bragança, representa o constante zelo da Polícia de Segurança Pública, pela segurança e bem-estar de todos os cidadãos.

Foto e imagem: PSP.

Exit mobile version