Site icon Jornal A Nação

PSP apreende 62 toneladas de Nitrato de Amónio em operação nacional

A Polícia de Segurança Pública (PSP) concretizou, nos dias 22 e 23 de março, uma operação a nível nacional de prevenção criminal, dirigida a operadores económicos que disponibilizam precursores de explosivos a utilizadores profissionais.

Nesta operação, concretizada pelos Polícias do Departamento de armas e explosivos da PSP, foram realizadas 106 ações de fiscalização em todo o território nacional do continente e regiões autónomas.

Desta ação resultaram 6 autos de contraordenação e foram apreendidas 62 toneladas de Nitrato de Amónio, por se encontrar armazenado fora das condições legais, excedendo o limite permitido.

Esta operação foi realizada no âmbito das competências exclusivas e específicas da PSP em licenciamento, controlo e fiscalização do fabrico, armazenamento, comercialização, utilização e transporte de armas, munições, produtos explosivos, matérias perigosas e precursores de explosivos.

“Com este tipo de atividade operacional, a PSP visa contribuir para a redução da ameaça que os precursores de explosivos representam na União Europeia, reforçando o sistema de controlo da atividade de comercialização e utilização de precursores de explosivos, cujas substâncias ou preparações podem ser utilizadas indevidamente para o fabrico ilícito de explosivos”, refere.

As substâncias que integram a lista de precursores de explosivos estão contidas em produtos de uso comum, pelo que são necessárias à normal vivência quotidiana. Contudo, são objeto de especial controlo em toda a União Europeia no sentido de reduzir substancialmente o risco de desvio e emprego em ações violentas.

“A PSP pretende, ainda, destacar e associar-se ao Dia Europeu em Memória das Vítimas do Terrorismo, que é assinalado anualmente no dia 11 de março e foi instituído no seguimento dos atentados ocorridos na estação de Atocha, em Madrid, em 2004, e que foram concretizados com recurso a algumas das substâncias sujeitas ao controlo e fiscalização da PSP”, sublinha.

Foto: DR (meramente ilustrativa).

Exit mobile version