Site icon Jornal A Nação

Prisão preventiva para autores da prática de crimes de furto em Ponta Delgada

O Comando Regional dos Açores, através da Esquadra de Investigação Criminal de Ponta Delgada, no passado dia 26 de abril, procedeu à detenção de três indivíduos, do sexo masculino, de 43, 42 e 29 anos, respetivamente, dois deles com antecedentes criminais, suspeitos da prática de crimes de furto.

As detenções ocorreram na sequência de várias investigações que decorrem na EIC de Ponta Delgada, respeitantes a diversos furtos de veículos ligeiros de mercadorias, de marca Toyota, modelo Hilux, que têm vindo a ocorrer na ilha de S. Miguel e que têm sido amplamente referenciados em redes sociais e através da comunicação social da região. Em causa está, sobretudo, neste caso concreto, investigações que foram direcionadas ao fenómeno de viaturas furtadas através de chaves falsas e que depois têm sido abandonadas em locais ermos,  mas que antes foram utilizadas para arrombamento de estabelecimentos comerciais, bem assim, como meio de transporte do produto dos furtos, no caso,  máquinas de venda de tabaco que se encontravam no interior dos estabelecimentos e que foram furtadas pelos suspeitos com o propósito de se apropriarem do dinheiro e do tabaco nelas existente. Nalguns casos, o método utilizado nos arrombamentos – embate com a parte traseira das viaturas nas portadas dos estabelecimentos, importou, para além do espectro de insegurança associado à violência utilizada, danos de significativa monta que têm vindo a ser suportados pelas vítimas.

Decorrente das diligências efetuadas pelos investigadores da PSP, designadamente quanto a recolha de indícios nos locais do crime e do tratamento de informação policial, foi possível relacionar e implicar os arguidos como potenciais suspeitos de terem vindo a atuar em conluio em vários assaltos deste tipo na ilha de S. Miguel. Para já, sem prejuízo de outros casos que a PSP tem em investigação que poderão vir mais tarde a ser associados aos arguidos, militam contra os três, a suspeita da prática de, pelo menos, cinco crimes de furto qualificado, um crime de furto simples e vários crimes de furto de uso de veículo.

Os três arguidos foram detidos no decurso de uma operação policial desenvolvida durante todo o dia no passado dia 26 de abril por polícias da Esquadra de Investigação Criminal,  com a realização de buscas domiciliárias, busca a veículos e em terrenos pertencentes a um dos arguidos, tendo por fim a recolha de meios de prova, seguindo-se a detenção dos suspeitos fora de flagrante delito, por ordem emanada pela Exma. Magistrada do Ministério Público que dirige a investigação no DIAP de Ponta Delgada.

Presentes a 1º interrogatório judicial no Tribunal Judicial de Ponta Delgada, o Meritíssimo Juiz de Instrução Criminal aplicou a dois dos arguidos a medida de coação mais gravosa, concretamente de prisão preventiva, ficando o outro arguido sujeito a medida de coação de apresentações periódicas obrigatórias perante as autoridades.      

“A Polícia mantém esta e outras investigações em curso, tendo em vista associar os agora detidos à prática doutros furtos similares, bem como quanto à identificação e detenção de outros arguidos que a Polícia suspeita tem vindo a dedicar-se ao furto de carrinhas Toyota na ilha de S. Miguel”, informa a PSP.

Imagem: PSP.

Exit mobile version