Connect with us

Atualidade

Portucalense reúne painel de excelência para debate sobre o futuro do Ensino Superior

Oradores incluem Presidente da Comissão Parlamentar da Educação, Ciência e Cultura, antigo Ministro da Educação e Ciência, antigos reitores e a ex-presidente da FCT na 2ª edição das sessões “Touching the future with…”

Publicado

on

A Universidade Portucalense (UPT) promove, nos próximos dias 10 e 12 de outubro, duas sessões de debate subordinadas ao tema “Ensino Superior: o presente do futuro, ou futuro do presente”, com o objetivo de encontrar resposta para questões fundamentais para o futuro da educação em Portugal e elencar um conjunto de medidas que possam fazer face aos principais desafios que o Ensino Superior, como um dos motores de desenvolvimento do país, tem pela frente. 

A primeira sessão decorre no dia 10 de outubro, entre as 14h30 e as 16h00, e conta como convidado o Professor Alexandre Quintanilha, Professor Catedrático jubilado do ICBAS, Universidade do Porto, Deputado à Assembleia da República e Presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura

No dia 12 de outubro, também pelas 14h30, decorre a segunda sessão, tendo como convidados: Professora Helena Pereira, Professora Emérita do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, ex-presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e ex-Reitora e vice-Reitora da Universidade Técnica de Lisboa; Professor João Gabriel, Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, antigo Reitor da Universidade de Coimbra e Presidente da Direção do Instituto Pedro Nunes; Professor Fontainha Fernandes, Professor Catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, antigo Reitor e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), Membro do Conselho Económico e Social (CES) e Presidente do Conselho Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES); e Professor Nuno Crato, Professor Catedrático jubilado do ISEG, Universidade de Lisboa, antigo Ministro de Educação e Ciência e Presidente da Iniciativa Educação. 

“O Ensino precisa de reformas em toda a sua pirâmide! A reforma do Ensino Superior não é exceção e apresenta particularidades e idiossincrasias que necessitam de ser consideradas e, realizada por pessoas com a capacidade e mundividência suficiente para não ficar presa ao passado e sem preconceitos ideológicos. Nestas reformas, entre muitos aspetos, é necessário discutir abertamente a diferença, se é que ela existe neste momento, entre o sistema universitário e politécnico, as dimensões pedagógica, científica e organizacional, o alinhamento (não subserviência) às necessidades do mercado de trabalho e uma abertura à colaboração e cooperação com outras instituições (nacionais e internacionais) e à sociedade.”, destaca o Professor Fernando Moreira, moderador das duas sessões.

Nas sessões refletir-se-á, também, sobre as mudanças ao nível organizacional, científico e pedagógico necessárias para renovar as instituições de ensino, bem como novas soluções que permitam à universidade do futuro concentrar-se em oferecer uma experiência de aprendizagem personalizada, ao mesmo tempo que preenche as lacunas de competências que existe entre a educação e um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Segundo o Professor Fernando Moreira, “todas as reformas que estão por fazer precisam de vontade das instituições (Universidades, Politécnicos, CRUP, CCISP, APESP, A3ES, entre outras), das pessoas que as integram e da tutela política”. 

As duas sessões fazem parte da 2ª edição do projeto “Touching the future with…”, conceito criado por Fernando Moreira, Professor Catedrático do Departamento de Ciência e Tecnologia da UPT, que visa divulgar temas científicos sob a perspetiva de um olhar para o futuro próximo da sociedade e do mundo.   

1ª sessão | 10.10.2022 | 14h30 | Aula Magna da UPT

Link para inscrição: http://events.upt.pt/ensino-superior-o-presente-do-futuro-ou-o-futuro-do-presente-10-outubro-inscricao/

2ª sessão | 12.10.2022 | 14h30 | Aula Magna da UPT   

Link para inscrição: http://events.upt.pt/ensino-superior-o-presente-do-futuro-ou-o-futuro-do-presente-12-outubro-inscricao/ .

Imagem: UPT.

Atualidade

Miguel Barbosa, Francisco Ferreira e Filipe Castro vencem a 5ª edição do Minho Young Chef Awards

Com Ovo de Prisco, Cabrito em massa folhada e um cocktail de vinho verde, numa final decorreu a 26 de novembro na Expolima, em Ponte de Lima e que contou com 25 alunos de 12 escolas minhotas competiram no MYCA 2022.

Publicado

on

Miguel Barbosa, da Escola Amar Terra Verde; Francisco Ferreira, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, e Filipe Castro, da Escola Profissional de Esposende, são os grandes vencedores da 5ª edição do MYCA 2022 nas categorias de Pastelaria, Cozinha e Bar/Sala.

Miguel Barbosa, da Escola Amar Terra Verde, conquistou o júri, presidido pelo Chef António Alexandre, com a sobremesa “Ovo de Priscos”; Francisco Ferreira, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, na categoria de Cozinha, impressionou com o seu “Cabrito envolvido em massa folhada, com cenouras e cogumelos acompanhado de um puré de maçã porta da loja” e, finalmente, na categoria de Sala/Bar, Filipe Castro, da Escola Profissional de Esposende, foi o grande vencedor com um cocktail de vinho verde.

Nas meias-finais, que decorreram nos dias 22 e 23 de novembro, participaram 25 alunos, das 12 escolas inscritas da região do Minho. O júri presidido pelo Chef António Alexandre, Chef Executivo do Lisbon Marriott Hotel, foi constituído pelos Chefs Rui Rodrigues e Lígia Santos, pelos vencedores da edição do ano passado do MYCA, Beatriz Coelho, na categoria de Pastelaria; Tomás Marques na Cozinha e Joana Pereira na categoria Sala & Bar, e ainda, por Cristina Mendes, da Confraria do Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, e pelo jornalista Rui Miguel Graça.

Esta iniciativa foi promovida pelo Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, em parceria com o município de Ponte de Lima. Esta iniciativa teve como objetivo promover a identidade gastronómica da região juntos dos jovens estudantes, assim como das escolas de hotelaria/restauração/bar, incentivando à inovação gastronómica, utilizando por base a cozinha tradicional minhota e os produtos locais.

O MYCA é um concurso que pretende elevar o prestígio destas profissões, que são a chave do sucesso do mundo da restauração e hotelaria, mas que procura, acima de tudo, tornar a formação nestas áreas cada vez mais atrativas nas camadas jovens.

Esta iniciativa foi apoiada pelo Norte 2020, no âmbito do projeto PA9. Enogastronomia: Sabores, Ofertas e Conhecimento da EEC PROVERE Minho Inovação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Assembleia Municipal aprova 1ª revisão da Carta Educativa

Publicado

on

A Assembleia Municipal de Anadia aprovou, na passada sexta-feira, 25 de novembro, a 1ª Revisão da Carta Educativa do Município, depois de a mesma ter recebido os pareceres favoráveis do Conselho Municipal de Educação de Anadia e do Ministério da Educação.

Este documento é um instrumento fundamental de planeamento e ordenamento de edifícios e equipamentos educativos, de acordo com as ofertas de educação e formação, assente num diagnóstico completo e participado por parte de todos os parceiros educativos.

A revisão da Carta Educativa, além de cumprir o legalmente estabelecido em termos de tempo de vigência da presente Carta Educativa do Município de Anadia, pretende dar resposta a possíveis desconformidades da atual oferta de rede escolar, através de observação e análise de indicadores demográficos, sociais e educacionais. O documento pretende ainda estabelecer linhas de desenvolvimento a seguir, no presente e no futuro, identificando as medidas que devem ser tomadas para melhorar a resposta a todos os processos de natureza educativa.

O plenário aprovou também a proposta de autorização para assunção de compromisso plurianual, e de aditamento ao Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências do Serviço Público de Transporte de Passageiros, celebrado entre o Município de Anadia e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Inês Tralha apresenta método único de ensino do Surf

Pioneira na criação de uma escola de surf profissional em Portugal, a academia “Good Surf Good Love”, a treinadora apresenta um método de ensino único e personalizado, desenvolvido a partir da biomecânica e da neurociência

Publicado

on

Reconhecida em Portugal como uma referência do surf no feminino, Inês Tralha rapidamente ganhou projeção na sua trajetória no desporto. Tendo conquistado o primeiro lugar no campeonato nacional de surf feminino em 2000, foi também uma das primeiras atletas a competir numa equipa com um patrocínio (SIEMENS MOBILE), além de pioneira na criação de uma escola de surf profissional em Portugal, a Good Surf Good Love, atualmente em Peniche e em Santa Cruz, procurada por atletas, amantes do desporto e até curiosos do mundo inteiro.

Com mais de 20 anos de experiência dentro e fora de água, a treinadora profissional de surf reúne um conhecimento invejável na área, o que a levou a criar uma metodologia de ensino personalizada e única no setor, o METSIT – Método de Ensino e Treino de Surf Inês Tralha. Trata-se de uma técnica desenvolvida com base nas raízes da biomecânica e da neurociência, mas que, principalmente, leva em consideração as características e necessidades específicas de cada aluno, ao contrário da massificação que há no mercado relativamente às escolas de surf.

“Há algo de muito intuitivo no surf, mas também de muito técnico. Aprendi isso desde cedo, especialmente durante os meus treinos. Afinal, embora o mar não seja sempre igual, existe um padrão constante na forma como as ondas quebram. E foi este mesmo pensamento que me ajudou a desenvolver o meu método”, conta Inês Tralha que, entre as suas referências, consulta livros de peso na área, como “Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano”, “Neuroscience for Learning and Development” e “Peak – The New Science Of Athletic Performance That Is Revolutionizing Sports”.

Licenciada em Educação Física e Desporto pela Universidade Lusófona e com uma Pós-Graduação em Surf pela Faculdade de Motricidade Humana, a treinadora de surf conjuga um tipo de conhecimento mais científico com as especificações de cada aluno, desenvolvendo assim um ensino altamente personalizado e rigoroso a partir uma bateria de testes que definem os focos de atenção na aprendizagem.

“O meu método de ensino é muito mais personalizado, focado e detalhado do que é encontrado no mercado, indo ao encontro das necessidades, características e histórico específicos dos alunos. Faço questão de observar e registá-los enquanto praticam. Consigo detetar o que tem de ser ajustado, o que pode ser melhorado, adaptando o treino em específico para aquela situação em particular. Muitas vezes são detalhes muito pequenos, mas que fazem toda a diferença, assim como perceber os hábitos que trazem de outros desportos que praticam, ou praticavam anteriormente, para reconstruirmos novas habilidades a partir deles. Daí a importância de eu os conhecer em particular e com profundidade”, acrescenta.

A preocupação da treinadora de surf passa por apresentar um cuidado imenso com o processo de aprendizagem, principalmente nos adultos. “Sempre fui apaixonada por biomecânica, fisiologia do esforço, teoria e metodologia do treino, cinesiologia e didática. Mas, mais recentemente, o meu foco de estudo tem sido na área da neurociência, pois eu queria entender como realmente funciona o processo químico da aprendizagem. Na universidade, aprendi tudo sobre as várias etapas do desenvolvimento e da adaptação motora e cognitiva das crianças, mas não nos ensinaram sobre o processo de aprendizagem dos adultos, algo extremamente importante para poder disponibilizar aulas de surf com excelência”.  

Sobre a “Good Surf, Good Love

Localizada na Praia do Baleal, em Peniche, um dos principais spots do surf em Portugal, a academia “Good Surf, Good Love”, fundada pela treinadora e surfista Inês Tralha, está aberta ao público o ano inteiro, com vários programas disponíveis, que abrange desde atletas de alta competição, a iniciantes e curiosos do desporto, com idades que podem variar entre os 6 e os 60 anos. Com uma metodologia única no mercado, esta academia de surf recebe alunos de todo o mundo, que a procuram especificamente pelo método de ensino criado por Inês Tralha, já conhecido a nível mundial.  A “Good Surf, Good Love” é a representação de Inês Tralha no seu estado mais puro: fiel à cultura e ao estilo de vida do surf.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas