Site icon Jornal A Nação

Ponte de Lima: “Os Verdes” organizam visita e caminhada guiada pela Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos

Amanhã, dia 2 de outubro, às 10h00, o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) promove uma caminhada guiada pela Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, Ponte de Lima.

Nesta iniciativa, que se integra na celebração do Dia Nacional da Água, que se assinala este sábado, pretende-se sensibilizar para a importância dos recursos hídricos – nomeadamente para a qualidade ecológica do rio Estorãos.

No âmbito da campanha SOS Natureza, “Os Verdes” procuram divulgar e conhecer os locais que, por serem espaços classificados e de grande valor natural, precisam de ser reconhecidos e de um acompanhamento mais concreto do Governo.

“Acompanhamento esse que se deveria refletir na urgente preservação da biodiversidade e numa outra política de defesa das linhas de água”, alerta o PEV.

“A situação de seca meteorológica que vivemos e os desafios climáticos a que assistimos mais frequentemente, colocam em risco a preservação e a conservação da biodiversidade neste importante ecossistema. O período de seca, que se está a prolongar, tem vindo a dificultar a sobrevivência das zonas húmidas, sendo que mais de três quartos destes habitats em Portugal estão ameaçados”, assinala.

“O valor ambiental da Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, reconhecido nacional e internacionalmente, foi o ponto de partida para o lançamento de um grande projeto de conservação da natureza, de construção social, desenvolvimento rural e territorial, que nasceu das possibilidades dum espaço singular, mas também da visão e do esforço coletivo de diversos agentes, na sua relação próxima com a população e proprietários locais (sítio das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos)”, sublinha.

Assim, “Os Verdes” promovem uma visita guiada neste espaço, fazendo um dos vários percursos identificados para o dar a conhecer, mas também, “para percebermos se foi ou não afetado pela seca que atravessa o território português”, referem.

“Convidamos todos os que estejam interessados em conhecer e saber mais sobre esta área protegida e a sua história que nos acompanhem”, conclui o PEV.

Imagem: PEV.

Exit mobile version