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Polícia Sempre Presente: PSP e Airbnb contra as fraudes nas férias

Por ocasião da época estival, a Polícia de Segurança Pública (PSP) estabeleceu uma parceria com a Airbnb para aumentar a sensibilização para as fraudes e manter as pessoas seguras online quando reservam as suas férias. Enquanto os turistas procuram um bom negócio, os burlões podem levar as pessoas a pagar por transferência bancária através de anúncios, sites e chamadas telefónicas falsas, mas convincentes.

Nesta senda, a PSP e a Airbnb partilharam orientações sobre como detetar burlões para ajudar a garantir a segurança dos portugueses quando estiverem a reservar as suas férias.

A PSP apela a todos os cidadãos que reservem férias:

– Nunca clique em links inesperados – saiba como detetar mensagens de correio eletrónico, sites, textos e publicações em redes sociais falsos, pois os links podem levá-lo a um site falso concebido para se parecer com sites que conhece.

– Desconfie de ofertas invulgarmente baratas ou de depósitos elevados – se uma oferta ou proposta parecer demasiado boa para ser verdade, pode tratar-se de um burlão e é melhor terminar imediatamente qualquer comunicação.

– Se puder, pague com cartão de crédito e evite fazer transferências bancárias – o pagamento com cartão de crédito oferece frequentemente uma melhor proteção e uma maior probabilidade de recuperar o seu dinheiro.

Ao utilizar especificamente a Airbnb:

– Permaneça na plataforma da Airbnb para reservar, pagar e comunicar – as estadias devem ser sempre reservadas e pagas apenas na plataforma para tirar partido dos processos seguros, dos reembolsos e das políticas de apoio da Airbnb. Se alguém lhe pedir para sair da plataforma, deve comunicar de imediato à Airbnb.

– Verifique o link do site – Antes de pagar online ou de fornecer quaisquer dados confidenciais, utilize a aplicação da Airbnb ou aceda diretamente ao site (www.airbnb.pt).

– Comunique qualquer problema imediatamente – a equipa de Apoio à Comunidade da Airbnb está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para prestar assistência e, se achar que foi vítima de uma burla, contacte o seu banco, pois este poderá recuperar o seu dinheiro.

Anatomia de um burlão. Saiba como detetá-lo:

– Afirma estar no estrangeiro –  Quer sejam portugueses ou estrangeiros, os burlões tendem a afirmar que não vivem nas proximidades.

– (Demasiado) profissional – Os burlões podem tentar roubar a sua identidade enviando-lhe um contrato de arrendamento e pedindo uma cópia do seu documento de identificação, mesmo que só tenha pedido algumas informações iniciais.

– Sempre apressados – Os autores de fraudes podem tentar obter uma resposta rápida, dando-lhe um prazo de 24 horas ou alegando que outros hóspedes estão prestes a reservar.

– Pedir para pagar com um depósito adiantado –  Os burlões podem pedir-lhe para fazer uma transferência bancária para garantir a reserva, prometendo reembolsar o dinheiro se não der certo.

– Mencionam que trabalham para uma empresa oficial – Para o fazer sentir seguro, os burlões podem afirmar que estão associados a uma empresa legítima.

A PSP salienta, ainda, que dispõe de duas esquadras em Lisboa, destinadas a prestar apoio diretamente a turistas, nas seguintes localizações:

– Esqª de Turismo – (e Secção de Achados) – Sta. Apolónia – Largo Museu da Artilharia, nº1, 1100-366 Lisboa.

– Esqª de Turismo – Posto de Atendimento – Praça dos Restauradores – Palácio Foz, 1250-187, Lisboa.

Acompanhando as tendências criminais, a PSP está sempre alerta e atenta a novas técnicas de burla ou esquemas para lesar cidadãos nacionais e turistas.

Foto: DR.

Imagem: PSP.

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