Site icon Jornal A Nação

PEV faz apelo à Paz no Conselho d’ “Os Verdes” Europeus em Riga

Após 2 anos a reunir em formato de vídeo conferência, os “Verdes Europeus” voltam a reunir o seu Conselho de forma presencial.

O 35º Conselho dos Verdes Europeus reuniu nos passados dias 3, 4 e 5 de junho na capital báltica de Riga (Letónia).

O Partido Ecologista “Os Verdes”, representante português da família ecologista europeia, participou de forma ativa neste encontro de várias centenas de participantes, representando 44 partidos ou organizações, de 34 países europeus.

Momento de votação (Foto: PEV)

“A participação nestes encontros, e em muitas ações conjuntas ou realizações de âmbito europeu, tem envolvido o PEV desde a sua adesão à família europeia, nos finais da década de 1980. É por essa razão que ‘Os Verdes’ portugueses, em conjunto com outros partidos verdes europeus à época, fundaram, em 1993, a Federação de Partidos Verdes Europeus (EFGP – a sigla em inglês) e que, em 2004, no Congresso em Roma, se transformou no Partido Verde Europeu (EGP)”, informa o PEV

Inevitavelmente marcado pela Guerra na Ucrânia, o 35º encontro dos Verdes Europeus decorreu ao longo de 3 dias de intensos trabalhos desde debates temáticos, discussão de documentos políticos, trocas de ideias e experiências, definição de estratégias, ações de rua, entre outros. Mas com espaço também para convívio, para encontros e reencontros.

“Os Verdes” portugueses, representados pelos delegados Heloísa Apolónia e Victor Cavaco, ambos da Comissão Executiva Nacional do PEV, estiveram profundamente envolvidos nos vários painéis.

Victor Cavaco e Heloísa Apolónia (Foto: PEV)

Na reunião da rede de Partidos Verdes do Mediterrâneo, tendo a transição energética como tema de fundo, o PEV realçou a importância de não se deixar implementar projetos de energias renováveis a qualquer custo, sendo necessário salvaguardar espaços e ecossistemas naturais e que a transição energética não é possível sem uma aposta nos transportes públicos, tendo destacado a necessidade de revitalizar a ligação ferroviária entre Portugal e Espanha.

Num difícil e emotivo debate sobre a guerra na Ucrânia, o PEV realçou as origens pacifistas do movimento verde internacional, tendo conseguido colocar em grande destaque a Paz como o principal objetivo dos Verdes na Europa.

De entre as inúmeras ações e iniciativas, destaque, ainda, para a eleição do novo Comité do Partido Verde Europeu, cujos lugares de copresidentes ficaram a cargo da francesa Mélanie Vogel e do austríaco Thomas Waitz e de secretária geral à italiana Benedetta De Marte.

Apresentação de candidatos (Foto: PEV)

Foram, ainda, admitidos dois novos partidos, Hållbart Initiativ, da região autónoma finlandesa Åland, e o Progresīvie, da Letónia.

Fotos: PEV.

Exit mobile version