Site icon Jornal A Nação

Partido Ecologista “Os Verdes” comemora, hoje, o seu 40º aniversário

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), inicialmente constituído como “Movimento Ecologista Português – Partido Os Verdes”, celebra hoje, dia 15 de dezembro, quarenta anos de existência e de promoção da ação ecologista em Portugal.

As comemorações do aniversário realizar-se-ão no próximo sábado, dia 17 de dezembro, em Lisboa, na sede nacional do PEV, a partir das 16h00 horas, que contará com um momento musical, intervenções políticas e duas exposições, uma referente a lutas e ações ecologistas ao longo destas quatro décadas e outra relativa à campanha SOS Natureza, iniciada no Porto, no Dia Mundial da Floresta que assinalou ao longo do ano, nos 18 distritos e regiões autónomas, quarenta pontos negros que afetam a biodiversidade, a conservação da natureza e a qualidade de vida e segurança da população.

Fundado em 1982, “Os Verdes” nasceram “da necessidade de agir pela paz, contra o nuclear, pela salvaguarda dos ecossistemas e da biodiversidade, a justiça social, pelos direitos humanos, pela igualdade, pela proteção dos seres vivos e pela ecologia, tendo por base uma ideologia de transformação da sociedade e como propósito o desenvolvimento ambientalmente sustentável. Bandeiras e lutas igualmente atuais, considerando os avanços e recuos na situação política nacional e global, e que constituem hoje, como há 40 anos, o farol orientador para uma sociedade justa e igualitária”, refere o partido.

“O tempo tem vindo a demonstrar que o Partido Ecologista ‘Os Verdes’ está sempre um passo à frente, antecipando os problemas que afetam o ambiente, o planeta e a qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos”, continua.

“Os Verdes”, desde a sua existência, nos anos 80, “foram pioneiros, levando ao Parlamento as alterações climáticas e exigindo respostas à sua mitigação e adaptação, quando se ignorava este problema. Esta visão futurista advém, muito em particular, da intervenção de proximidade junto e com as populações e do conhecimento concreto da realidade do nosso país. Um passo à frente com propostas socialmente justas e ambientalmente necessárias respondendo aos anseios dos cidadãos. A estreita ligação com as populações, movimentos e associações caracteriza uma forma dedicada, conhecedora e leal de viver e fazer política”, salienta.

“Há 40 anos que ‘Os Verdes’ agem pela preservação e conservação da natureza e dos nossos recursos naturais, contra os atentados ambientais que ameaçam o equilíbrio dos ecossistemas e a saúde das populações; há 40 anos a intervir em defesa dos serviços públicos de saúde, da educação e da mobilidade acessível e sustentável, dando ênfase à ferrovia, da produção nacional e do património e identidade culturais. 40 anos na vanguarda das lutas pela igualdade, a não discriminação, pelos direitos sociais”, assinala o PEV.

Nestes 40 anos, o PEV “tem vindo a contar com dezenas de eleitos locais, tendo conquistado, nas últimas eleições autárquicas, a presidência da Câmara Municipal de Setúbal, levando para a gestão e intervenção locais o princípio ecologista ‘Pensar Global, Agir Local’, que caracteriza a sua intervenção, um contributo inegável na defesa da qualidade de vida das pessoas, do ambiente e do bem-estar animal”, refere.

“O futuro conta com ‘Os Verdes’ por uma sociedade ecológica, equilibrada, sustentável e justa onde seja possível concretizar os direitos e as aspirações de todas as gerações. O futuro conta com o Partido Ecologista ‘Os Verdes’ na defesa dos serviços públicos, da preservação do ambiente, da paz, da democracia e do progresso social e contra a exploração, a opressão, o racismo e a xenofobia. 40 anos de Ação Ecologista, ‘Os Verdes’ fazem Falta!”, continua.

Imagem: PEV.

Exit mobile version