Site icon Jornal A Nação

OSAE junta APAV e Comissão para a Igualdade de Género em conferência sobre Violência Doméstica

A Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE) promove, no próximo dia 7 de março, a conferência Violência Doméstica, pelas 15h00, na sede da OSAE, em Lisboa, com o propósito de promover a disseminação e a dinamização de ações internas no âmbito da erradicação da violência contra as mulheres e da violência doméstica, contando com representantes da APAV, da CIG, da OSAE e de Vera Vidal, vítima de violência doméstica.

Participantes/Oradores na conferência:

. Daniel Cotrim, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV);

. Cláudia Mateus, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG);

. Vera Vidal, vítima de violência doméstica;

. Diana Silva Queiroz, do projeto “Informação Jurídica Gratuita” da OSAE.

Durante 2023, a APAV apoiou diretamente 18.540 pessoas, num total de 93.254 atendimentos, somando um total de 30.950 crimes e outras formas de violência. O crime de violência doméstica continua a ser o mais dominante, representando 75,8% do total, seguindo-se dos crimes sexuais contra crianças e jovens (5,7%) e ameaças/coação (3%).

Em setembro, a OSAE assinou um protocolo de cooperação com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) com o propósito de reforçar a colaboração da OSAE no cumprimento do pacto contra a violência, onde sublinha a oferta de informação jurídica gratuita a vítimas de violência doméstica e mulheres em situação de risco.

Pode assistir à conferencia, em direto, aqui.

Imagem: DR.

Exit mobile version