Site icon Jornal A Nação

Orquestra Municipal de Sintra interpreta Sinfonia “Escocesa”, de Mendelssohn

A Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando I, sob direção do maestro Cesário Costa, apresenta a Sinfonia “Escocesa”, de Mendelssohn, em concerto duplo. Os concertos, de entrada gratuita, acontecerão nos dias 4 e 5 de junho, em Sintra e Montelavar.

A primeira atuação da Orquestra Municipal de Sintra terá lugar no Centro Cultural Olga Cadaval, no dia 4 de junho pelas 21h00. Já a segunda oportunidade para ouvir a Sinfonia “Escocesa” acontecerá na Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense, no dia 5 de junho, pelas 16h00. 

Mendelssohn realizou, em 1829, com apenas 20 anos de idade, uma visita pela Europa que o viria a marcar na sua inspiração compositiva. Um dos locais que mais influenciou o compositor foi a Escócia, cujas paisagens serviram de inspiração à sua Sinfonia nº 3, uma das obras maiores do romantismo e à abertura As Hébridas, também conhecida como Gruta de Fingal, peça orquestral inspirada na gruta, localizada nas ilhas Hébridas interiores.

Neste concerto será, também, interpretado o compositor Joaquim Casimiro Júnior, escolhido para escrever a obra que viria a inaugurar o Teatro D. Maria II, no dia de aniversário de D. Fernando II. Paralelamente à música para teatro, escreveu também um conjunto assinalável de obras sacras, entre as quais se destaca a Missa da Arruda, da qual é extraído o prelúdio que se interpreta neste concerto.

A Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II é um projeto único a nível nacional que pretende permitir a fruição da grande música clássica em todo o território do concelho de Sintra.

A entrada para os concertos é gratuita, mas limitada à lotação disponível, num máximo de 2 bilhetes por pessoa.

Reserva de bilhetes para dia 4 de junho através da Ticketline, em https://ticketline.sapo.pt/evento/sinfonia-escocesa-de-mendelssohn-64599 .

Reservas de bilhetes para dia 5 de junho, via e-mail para dpec.producao@cm-sintra.pt.

Foto: DR.

Exit mobile version