Site icon Jornal A Nação

Orquestra Metropolitana de Lisboa, participantes e parceiros sobem ao palco do Teatro São Luiz para apresentar concerto final do projeto MUSICAR

MUSICAR é um projeto da Metropolitana que se propôs contribuir, nos últimos dez meses, para o pleno acesso às artes a pessoas com cegueira ou baixa visão e pessoas surdas, por intermédio da promoção do ensino da teoria musical e da prática musical de conjunto. Com caráter exploratório, ensaiou métodos de ensino e aprendizagem em ações de formação e atividades letivas. Tudo culmina neste Concerto Final, onde são convidados dois músicos que inspiram boas práticas. O maestro Adrian Rincón e o pianista Jorge Gonçalves interpretam à frente da Orquestra Metropolitana de Lisboa, respetivamente, a Sinfonia Nº 29 de Mozart e o Concerto para Piano Nº 3 de Beethoven. Juntam-se, ainda, o maestro Pedro Neves, o Coro Mãos Que Cantam, os músicos da Filarmónica Enarmonia e todos os participantes do projeto.

Nascido em 1996, Adrian Rincón formou-se em Direção Orquestral e Coral, pela Escola Superior de Música da Catalunha (2021), e em Piano Clássico pelo Conservatório de Salamanca (2016). Estudou com professores como Salvador Brotons, Josep Vila, Xavier Barbeta e Johan Duijck, entre outros. Na qualidade de compositor, assinou várias obras para música de câmara, entre elas Quartetos de Cordas. Estuda Piano Jazz e Produção Musical de maneira autodidata. Enquanto pianista, colaborou em trabalhos discográficos como Noche Llena (2018), com a cantora de jazz Loly Ayuma, e Cuando Sueño (2012), com o guitarrista Domingo Sánchez.

O espetáculo realiza-se a 29 de novembro, pelas 20h00, Teatro São Luiz, de Lisboa.

Bilhetes aqui.

Será disponibilizada uma versão em Braille da folha de sala.

Imagem: OML.

Exit mobile version