Site icon Jornal A Nação

Orquestra Metropolitana de Lisboa apresenta a “Sinfonia Pastoral”, de Beethoven, e estreia obra de compositor Tiago Derriça

Nas sinfonias de Beethoven, tanto conseguimos identificar ambientes idílicos e bem-humorados como impulsos trágicos ou épicos. Porém, tudo depende da imaginação do ouvinte. Enquanto retrato, a música nunca teve a aspiração de competir com uma pintura a óleo, e menos ainda com uma fotografia. Afinal, como é que uma orquestra conseguiria reproduzir a imagem de uma tarde solarenga à beira de um riacho? Em vez disso, a Sinfonia Nº 6 propõe-se expressar, através do som, os sentimentos que os cenários campestres em nós despertam. Será este o enquadramento da estreia absoluta do primeiro Concerto para Piano composto por Tiago Derriça, uma encomenda do CCB. Desperta, assim, também a vontade de descobrir os ímpetos concertantes deste compositor.

Desta forma, “Pastoral”, será apresentada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, com Marta Menezes [ndr: na foto de destaque] ao Piano e Pedro Neves como Maestro.

Apresentarão:

Tiago Derriça – Concerto para Piano e Orquestra (estreia absoluta/encomenda do CCB)

Ludwig van Beethoven – Sinfonia Nº 6, Pastoral.

O concerto decorrerá no dia 05 de março, domingo, pelas 17h00, no Centro Cultural de Belém (CCB).

Bilhetes à em venda em https://ticketline.sapo.pt/evento/oml-pastoral-66332 .

Foto: Jorge Velez.

Exit mobile version