Site icon Jornal A Nação

Oeiras: Quatro Polícias salvam mãe e filha das chamas

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Oeiras, no dia 12 de dezembro, na freguesia de Oeiras, salvou uma mãe e filha do interior de uma habitação em chamas.

Quando os polícias chegaram ao local, verificaram que uma das vítimas se encontrava à janela a gritar por socorro, impossibilitada de sair pela janela uma vez que tinha grades metálicas que se encontravam encerradas e a outra vítima estaria numa outra divisão da casa.

Naquele momento, o incêndio lavrava já com grande intensidade, sendo que, por esse motivo, e tendo em conta que ainda não tinha chegado nenhuma corporação de bombeiros ao local, os Polícias não hesitaram em arrombar a porta principal e introduziram-se no interior da habitação tomada pelas chamas, com visibilidade reduzida e com condições de respiração muito difíceis, procedendo ao resgate/extração de uma senhora de 79 anos que estava prostrada no solo já inconsciente.

Posteriormente, e depois de colocarem essa vítima em segurança, regressaram à habitação para retirar a segunda vitima. No entanto, devido à intensidade das chamas e do fumo, não foi possível ir pelo mesmo local, regressando ao exterior da habitação e, com a ajuda de um pé de cabra, procederam ao rebentamento da grade que impedia a vítima de sair e, com força e em braços, retiraram-na para o exterior da habitação.

Suspeita-se que o incêndio tenha sido provocado por um aquecedor a óleo.

As vítimas foram transportadas para o hospital S. Francisco Xavier, encontrando-se fora de perigo. Um dos polícias, no decurso da ação policial e do salvamento, ficou ferido num ombro e braço, mas após ter feito exames no hospital, continuou ao serviço.

A ação corajosa destes quatro polícias, que atuaram de forma célere, coordenada e com risco para a própria vida, foi determinante para salvar as duas vidas.

Foto: DR.

Exit mobile version