Site icon Jornal A Nação

Oeiras: PSP resgata pessoas de habitação inundada

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Oeiras, em 07 de dezembro, pelas 22h00, na União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo, resgatou três pessoas de uma residência que se encontravam retidas devido à subida dos níveis da água.

Após alerta comunicado pela Central de Comando e Controlo da PSP, os Polícias deslocaram-se ao local de ocorrência, em virtude de ser solicitada a sua presença por inundação em residência com pessoas no interior.

Quando tentavam chegar ao local, viram-se impossibilitados de o fazer pela via rodoviária que se encontrava inundada, deslocando-se, então, de forma apeada até à residência em questão. Chegados ao local da habitação, foi audível do interior da residência pedidos de socorro, encontrando-se a porta de entrada da habitação bloqueada derivado ao nível da água, e aparente obstrução pelo interior.

Na tentativa de acederem ao interior da residência, verificaram uma janela de pequenas dimensões destrancada, possibilitando a entrada de um dos Polícias, enquanto o outro Polícia permaneceu no exterior a impedir que a mesma se fechasse.

Já no interior da habitação, constataram que se encontrava praticamente submersa em água, estando o sistema elétrico inoperacional. No local, visualizaram um canídeo de grande porte com dificuldades em manter-se à tona da água e ainda um casal de idosos com um terceiro indivíduo retidos no sótão, impossibilitados de saírem da residência.

Não obstante as condições envolventes, bem como o facto do Polícia se encontrar com dificuldades em manter-se à tona, considerando a altura da água, com o auxílio de um parente que entrou posteriormente para ajudar, conseguiram retirar o canídeo da residência através da janela, desobstruindo, seguidamente, a porta de acesso à divisão. Uma vez que um dos indivíduos presentes na residência necessitava de cadeira de rodas para se mobilizar, o Polícia que se encontrava no interior retirou a cadeira de rodas para o exterior, regressando rapidamente para o interior da habitação, a fim de retirar as pessoas que ali se encontravam.

Com o auxilio de dois Bombeiros que conseguiram aceder à residência após a abertura da porta, foi possível transportar o referido indivíduo para o exterior, colocando-o em segurança, retirando-se seguidamente o casal de idosos do interior.

Quando já se encontravam todos fora da habitação, numa nova vistoria à residência, os Polícias depararam-se com um jovem com dificuldades a tentar retirar um saco de grandes dimensões para o exterior. Quando questionado, o mesmo informou tratar-se de sondas das quais a sua avó precisava derivado a problemas de saúde, pelo que o Polícia auxiliou o jovem a sair em segurança com o saco.

Graças à atuação dos Polícias foi possível retirar todas as pessoas em segurança da habitação, não se registando nenhum ferido desta situação.

Foto: PSP.

Exit mobile version