Site icon Jornal A Nação

MUSCARIUM#8: Como ser uma mosca numa sala de ensaios

A oitava edição do Festival de Artes Performativas em Sintra, MUSCARIUM, organizado pela companhia teatromosca, continua a todo o gás. Desde o seu início, a 29 de agosto, o festival já acolheu os trabalhos de Mariana Fonseca, Universo Paralelo e Companhia João Garcia Miguel.

Sobre o festival, João Garcia Miguel afirma que este “abre a própria sociedade a uma interrogação sobre si própria, abre a região de Sintra sobre aquilo que são hoje as artes contemporâneas” e continua, garantindo ser “muito importante contar com a presença do público e conversar um pouco depois sobre aquilo que cada um viu, cada um sentiu, cada um gostou ou não gostou, pois esse contributo ajuda-nos também a crescer um bocadinho.”

De formato renovado, oferecendo espaço e tempo aos artistas para criar, experimentar e também falhar, estes momentos de partilha dão origem a conversas entre criadores e públicos, colocando o espetador numa posição com voz ativa naquele que é o processo de criação de um espetáculo.

As portas das salas de ensaio abrir-se-ão novamente a 16 de setembro, às 21h00, no AMAS – Auditório Municipal António Silva, para acompanhar o desenvolvimento de “Sinto Muito”, projeto de dança de Joana Couto, e a 23 de setembro, também às 21h00, no Teatroesfera, para a estreia mundial da performance “É Como Dançar Por Cima de Manteiga”, de Camilla Morello.

Paralelamente a estas residências artísticas, o MUSCARIUM#8 também acolhe diversos espetáculos, tendo já recebido Sílvia Barbosa com o seu delicioso “Arco-da-Velha” que encantou o AMAS – Auditório Municipal António Silva no passado domingo. Até ao final do mês de setembro, poderá ainda assistir aos espetáculos infantojuvenis “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, pelo Teatro do Noroeste, “Odeio a Minha Irmã”, pelo teatromosca e ao concerto “Entre-Lugar”, do virtuoso guitarrista Manuel de Oliveira, que apresentar-se-á em formato trio.

Poderá adquirir bilhetes para os ensaios abertos e espetáculos inseridos no MUSCARIUM#8 na Ticketline, See Tickets, e locais habituais, com valores que variam entre 5 € e 10 €.

Ainda neste mês de setembro, o teatromosca regressa à sala de ensaios para dar início à criação da sua próxima produção, “A Invenção de Morel”, inspirado no romance de Adolfo Bioy Casares, com encenação de Pedro Alves, banda sonora original de Surma e interpretação de Cirila Bossuet, Carolina Figueiredo e Milene Fialho. A estreia está marcada para 10 de novembro, no AMAS – Auditório Municipal António Silva.

Foto: Catarina Lobo.

Exit mobile version