Site icon Jornal A Nação

Município de Bragança lidera o ranking distrital

A 8ª edição do Portugal City Brand Ranking© analisa o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses nas áreas do Turismo, Negócios e Talento, ao longo dos últimos anos.

O município de Bragança lidera o Ranking da Bloom Consulting no que diz respeito ao distrito trasmontano, ocupando a 40ª posição dos 308 concelhos do país. Em termos nacionais, mas no mesmo distrito, seguem-se Mirandela (92ª posição), Macedo de Cavaleiro (161ª posição), Miranda do Douro (179ª posição), Vinhais (185ª posição) Torre de Moncorvo (189ª posição), Mogadouro (234ª posição), Carrazeda de Ansiães (258ª posição) e Alfândega da Fé (266ª posição), Vila Flor (268ª posição) e Vimioso (291ª posição).

Não obstante algumas variações negativas, o município garante, ainda, com bastante distância, o seu lugar distrital, também no Ranking Regional, no qual ocupa a 16ª posição, distanciado de Mirandela (34ª posição) que, por sua vez, também de distancia do terceiro município, Macedo de Cavaleiros (54ª posição), logo seguido de Miranda do Douro (57ª posição), Vinhais (58ª posição), Torre de Moncorvo (59ª posição), Mogadouro (68ª posição), Carrazeda de Ansiães (75ª posição), Alfândega da Fé (77ª posição), Vila Flor (78ª posição) e Vimioso (85ª posição).

Bragança está nas posições 20, 17 e 13 nas categorias negócios, Visitar e Viver, respetivamente, no Ranking Região; e em 49, 51 e 31 nas categorias Negócios, Visitar e Viver, respetivamente, no Ranking Nacional.

Em termos gerais, o topo da tabela continua a pertencer a Lisboa, nesta que é já a 8ª edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©. Apesar dos excelentes resultados obtidos por municípios como Porto e Cascais, que mantêm as suas posições de 2º e 3º lugar, respetivamente, é a capital quem continua a dominar todas as dimensões do estudo. Com o aumento progressivo do volume de pesquisas, Lisboa assume-se como uma das cidades europeias mais procuradas por investidores, turistas e talento nacional e internacional.

O Funchal, volta ao 8º lugar na tabela nacional que já ocupou na edição de 2016, conseguindo reconquistar terreno face à invulgar descida ao 10º posto na passada edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©. Setúbal, que na passada edição não fez parte do Top 10 nacional, volta ao cimo da tabela, com uma escalada de 4 posições para o 9º lugar, repetindo a sua melhor classificação, alcançada em 2019.

Nesta edição, Aveiro foi o único município do Top 10 a perder terreno e, ainda, conseguiu manter-se entre os melhores desempenhos de marca no país. Apesar de uma excelente prestação, o município do Centro não resistiu às ascensões de Funchal e Setúbal. Faro, que tem sido presença constante desde a edição de 2016 do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, desce ao 11º lugar, ficando, nesta edição, de fora deste Top 10.

Foto: CMB.

Exit mobile version