Site icon Jornal A Nação

Município de Albergaria analisa inovação pedagógica na Alemanha

No âmbito do projeto E-Quality, programa europeu Erasmus+, o Município de Albergaria-a-Velha participou na reunião transnacional realizada na cidade de Ditzingen, Estugarda, na última semana.

O encontro dos municípios parceiros do projeto permitiu conhecer o funcionamento das escolas alemãs, nomeadamente no que diz respeito ao seu percurso e estratégias pedagógicas conducentes à educação inclusiva, redução do absentismo e abandono escolar. A visita consistiu na reunião com os interlocutores municipais, Direções de Escolas e a Cáritas alemã, responsável pela intervenção social implementada nas escolas, bem como uma visita ao centro municipal da juventude.

O projeto E-Quality consiste na partilha de boas práticas de inclusão e diversidade nas áreas da Educação, Formação, Juventude e Desporto. Além do Município de Albergaria-a-Velha, fazem parte do projeto os municípios franceses de Rillieux-la-Pape e Nantes, e o município alemão de Ditzingen.

Na educação inclusiva, as entidades intervenientes devem, em parceria, mudar a sua perspetiva sobre a deficiência e a alteridade. As crianças e os jovens devem ser valorizadas pelo seu potencial de ser e agir, sem as suas supostas ou reais incapacidades serem um impedimento para o seu desenvolvimento pessoal e integração na comunidade.

O projeto E-Quality é inovador na forma como pensa o lugar da diversidade no sistema educativo e na valorização da inovação pedagógica na prevenção do risco de abandono escolar de uma forma verdadeiramente inclusiva. Em 2023, uma equipa da Câmara Municipal já visitou Nantes e recebeu, em maio, os parceiros franceses e alemães, em Albergaria-a-Velha.

Foto: CMAV.

Exit mobile version