Site icon Jornal A Nação

Metropolitana de Lisboa junta-se a Quarteto de Cordas de Matosinhos e leva “Três Poemas” ao Picadeiro do Museu dos Coches

O Quarteto de Cordas de Matosinhos foi constituído em 2007. Mas a sua relação com a Orquestra Metropolitana de Lisboa já vinha de trás. Todos os elementos que o integram são formados na ANSO – Academia Nacional Superior de Orquestra: os violinistas Vítor Vieira e Juan Carlos Maggiorani, o violetista Jorge Alves e o violoncelista Marco Pereira. Inclusivamente, os dois primeiros integraram o quarteto de alunos da Academia que, em 2004, venceu o Prémio Jovens Músicos. É, portanto, plena de oportunidade a sua inclusão na programação da temporada que aponta aos 30 anos de atividade da Metropolitana.

Irão interpretar na condição de solistas, à frente de um ensemble de sopros, um concerto de Erwin Schulhoff. Datada de 1930, esta é uma obra que inverte a constituição normal da orquestra, onde as cordas costumam ser relativamente mais numerosas. Antes e depois, ouvimos outras duas obras cheias de sentido poético. Andreia Pinto Correia evocava, em 2007, o deserto, as magnólias e o mar, em Três Poemas. Tchaikovsky compôs, em 1880, uma Serenata para Cordas…”do fundo do coração”.

A Orquestra Metropolitana de Lisboa junta-se ao Quarteto de Cordas de Matosinhos, com Pedro Neves como Maestro, sábado, dia 19 de fevereiro, pelas 19h00, no Picadeiro do Museu Nacional dos Coches. Junta-se-lhes Andreia Pinto Correia, com “Três Poemas”, para duplo quinteto de sopros.

O concerto está integrado no “Ciclo 30 Anos” da presente Temporada da Metropolitana.

A venda de bilhetes é feita exclusivamente na Ticketline, em: https://ticketline.sapo.pt/evento/ciclo-30-anos-tres-poemas-56309.

Imagem: OML.

Exit mobile version