Site icon Jornal A Nação

Metropolitana de Lisboa apresenta a temporada em ensaio geral

Todos os concertos da Orquestra Académica Metropolitana, representam para os jovens músicos da Academia Nacional Superior de Orquestra, algo equivalente a um ensaio geral com vista à carreira profissional que, prontamente, os aguarda. Acontece, assim, há já 30 anos. Neste arranque de mais umas temporadas, são interpretadas três peças de repertório que espelham o quão alto a fasquia sempre se coloca.

De Mendelssohn, ouviremos As Hébridas, um curto poema sinfónico evocativo de uma paisagem impressionante, a Gruta de Fingal. Ouviremos também a célebre Sinfonia Escocesa, páginas que se inspiram noutro monumento, as ruínas do Palácio de Holyrood, em Edimburgo. Pelo meio, o oboísta João Balegas, recém-licenciado da ANSO e vencedor da mais recente edição do Prémio INATEL, interpreta o desafiante Concerto para Oboé composto em 1955 pelo compositor checo Bohuslav Martinů.

O concerto acontece esta sexta-feira, dia 21 de outubro, 19h00, na Academia das Ciências, com apresentação da Temporada Ensaio Geral 2022-2023, contando com a presença dos Diretores Pedagógicos das Escolas da Metropolitana, pela Orquestra Académica Metropolitana.

Serão interpretadas: Mendelssohn – Abertura As Hébridas, Op. 26; Martinů – Concerto para Oboé e Pequena Orquestra; e Mendelssohn – Sinfonia N.º 3, Escocesa, por João Balegas, em oboé (vencedor do Prémio Fundação Inatel 2022), e Jean-Marc Burfin, como maestro.

Entrada livre, sujeita à lotação da sala.

Imagem: OML.

Imagem: OML.

Exit mobile version