Site icon Jornal A Nação

Mercado da Estefânia, em Sintra, considerado exemplo de sucesso

A Confederação Nacional da Agricultura elaborou o “Guia para criação de mercados locais de produtores”, onde refere o Mercado Municipal de Produtores da Estefânia, em Sintra, como um caso de boas práticas e sucesso.

A referência é fundamentada num Estudo de Caso elaborado pela A2S – a Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, que menciona a melhoria resultante da requalificação realizada pela Câmara Municipal de Sintra, em 2019, e dos novos espaços comerciais e zonas de restauração criados.

Paralelamente a este investimento, foram ainda adquiridos toldos e bancadas que permitiram criar melhores condições para o Mercado de Produtores.

De acordo com este guia, as novas infraestruturas, as iniciativas de animação e o trabalho de comunicação, “deram maior visibilidade ao Mercado, invertendo a tendência de declínio que se vinha a verificar”, referindo ainda que, em pouco mais de 6 meses, “o número de produtores duplicou, ascendendo atualmente a mais de 20”.

Neste documento é, ainda, apontada a facilidade de inscrição para participar no mercado, realçando o regulamento geral de funcionamento, aprovado em 2019, e que se aplica a todos os mercados municipais do Concelho de Sintra.

Este “Guia para criação de mercados locais de produtores” é dirigido a agricultores, promotores do desenvolvimento rural, poder local, e a todos que pretendam dinamizar e/ou acompanhar estas iniciativas, e visa a transmissão de informação prática de apoio à criação de Circuitos Curtos de Comercialização na modalidade de Mercados Locais de Produtores.

O Mercado de Produtores de Sintra realiza-se na zona exterior do Mercado Municipal da Estefânia, às terças, sextas e sábados, das 06h00 às 14h00. Neste mercado de produtores, são comercializados sobretudo produtos hortofrutícolas provenientes de explorações agrícolas de Sintra, mas também de outros concelhos da região saloia.

Foto: CMS.

Exit mobile version