Site icon Jornal A Nação

Márcio Martins vence fase de texto do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

Está escolhido o texto vencedor da 10ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce. Aos 43 anos, Márcio Martins escreveu “O Livro que não sabia o que queria ser”, a história selecionada pelo júri entre as mais de três mil candidaturas recebidas. Candidaturas para a fase de ilustração arrancam hoje.

Com formação em literatura, os livros e a vontade de escrever uma obra sempre acompanharam a vida de Márcio Martins. Vontade que o criativo publicitário de Lisboa redescobriu com o nascimento do seu primeiro filho.

Para criar esta história, o autor inspirou-se no mundo incrível da imaginação das crianças e na elasticidade das suas vontades. A mensagem patente, para os leitores e para o filho, é que a liberdade deve ser fomentada entre os mais novos e que todos “podemos ser várias coisas ao mesmo tempo”.

Márcio Martins é exemplo disso. Diretor criativo de uma agência de publicidade, exerce, simultaneamente, funções de comentador de basquetebol num canal desportivo e acumula, ainda, outras funções em diversas áreas. O autor acredita que a multidisciplinaridade acompanhará sempre a sua carreira.

“Estou muito feliz, obviamente. Como muitos outros pais, com o nascimento do meu filho descobri, e em alguns casos, redescobri, o maravilhoso mundo da literatura infantil. E, desde então, que desejava escrever, e escrever-lhe, um livro. Por isso, não podia estar mais contente. E desejoso de lhe ler o livro. Esta é a minha espécie de homenagem e declaração de amor ao meu filho, aos livros e à literatura, e ao poder da imaginação e da criatividade”, refere Márcio Martins.

Os textos recebidos foram avaliados por um painel de jurados, constituído por Afonso Cruz, David Machado, Sara Rodi, Violante Magalhães e Sara Miranda (em representação do Grupo Jerónimo Martins).

Em nome do coletivo do júri, David Machado justifica a escolha: “É uma narrativa divertida, que reflete sobre si mesma interpelando o universo das histórias infantis clássicas e questionando a rigidez das suas categorias, regras e convenções. É também um texto sugestivo do ponto de vista visual, que apela à imaginação e convida à liberdade criativa”.

Terminada esta etapa, abrem hoje, dia 23 de maio, as candidaturas para a categoria de ilustração da 10ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce. Os ilustradores podem inscrever-se até 29 de junho, sendo o vencedor revelado a 25 de julho.  O Regulamento e todas as informações relativas ao concurso podem ser consultadas em www.pingodoce.pt/premio-de-literatura-infantil/.

Imagem: PD.

Exit mobile version