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Marcas tecnológicas e alimentares destacam-se no suporte racional à construção da reputação das marcas em 2021

Depois de divulgar os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas junto dos cidadãos Portugueses, consolidando a informação referente aos 12 meses de 2021, no âmbito do estudo anual RepScore®, desenvolvido de forma contínua ao longo do ano e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), a consultora OnStrategy apresenta, agora, as marcas que mais se destacaram nas dimensões racionais que dão suporte ao indicador macro de reputação.

Numa escala de 100 pontos, destacam-se as seguintes marcas como as mais relevantes em cada dimensão racional:

. Índice Global de Reputação: DELTA (83,5 pontos) – marca com melhor reputação global.

. Qualidade de Produto: GOOGLE (86,4 pontos).

. Qualidade de Serviço: MULTIBANCO / MB WAY (79,0 pontos).

. Inovação e Diferenciação: TESLA (79,6 pontos).

. Ambiente de Trabalho e Bem-Estar: MICROSOFT (83,8 pontos).

. Cidadania e Responsabilidade Social: DELTA (83,5 pontos).

. Governo e Liderança: NESTLÉ (82,3 pontos).

. Intenção de Compra: OLÁ (84,2 pontos).

Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy refere que “o índice global de reputação resulta da conjugação dos indicadores emocionais (relevância, consideração, confiança, admiração, preferência, recomendação), e racionais (produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem estar, cidadania e responsabilidade social, governo e ética, liderança e visão, performance de negócio e financeira). Quanto mais próximos estiver a avaliação destes dois indicadores, maior é a consistência reputacional das marcas. Qualquer stakeholder tem como primeiro impacto a perceção emocional e depois tenta justificar e racionalizar a mesma”.

Pedro Tavares adianta, ainda, que “em 2021 existiu um efeito boomerang penalizador já que em 2020 as marcas criaram relações emocionais elevando as expetativas, e em 2021 as soluções racionais sobretudo associadas a serviço e a inovação não acompanharam essas mesmas expetativas, daí não ser estranho que as marcas que se destacaram nestas dimensões não tenham registos de excelência tal como ocorre nas demais dimensões racionais”.

Por fim, Pedro Tavares conclui que “nesta tabela, destacam-se Multibanco / MB Way e Tesla, a liderar, exatamente, as duas dimensões mais expostas, sendo estas marcas pela primeira vez as melhor avaliadas nessas mesmas dimensões”.

Foto: DR.

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