Atualidade
Loures: Delinquência juvenil e ameaça com arma de fogo levam a detenções
Mais ocorrências

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 16 de março, pelas 07h00, deu cumprimento a sete Mandados de Busca Domiciliária, tendo sido detidos, pelo crime de detenção de arma proibida, dois homens de 42 e 19 anos, tendo ainda constituído como arguidos outros cinco jovens, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos, suspeitos da prática do crime de ameaças praticadas com recurso a arma de fogo.
No final do mês de novembro do ano transato, foi formalizada uma queixa-crime em que o denunciante afirmava ter sido ameaçado com uma arma de fogo, quando se encontrava no exercício das suas funções de vigilante, bem como no gozo da sua folga.
Na referida denúncia é afirmado que um grupo de seis suspeitos, ameaçou a vítima em virtude de este exercer funções de vigilante e no cumprimento da sua missão, ter chamado a atenção dos mesmos por perturbarem o normal funcionamento do estabelecimento onde presta serviço na zona do Prior Velho – Sacavém.
Foi, assim, iniciado um processo investigatório sob a direção do Ministério Público de Loures, tendo sido possível através das várias diligências investigatórias obter a identificação dos suspeitos.
Uma vez na posse dos Mandados de Busca Domiciliária, os Policias deslocaram às residências dos suspeitos, tendo apreendido diversas peças de vestuário e uma arma de airsoft usada para a prática do crime.
No decorrer das buscas, foram localizadas e apreendidas: várias peças de roupa; 1 arma airsoft utilizada na prática dos factos; 2 caçadeiras; 1 pistola de alarme; 41 munições calibre .32; e 1 arma branca (vulgo borboleta) [ndr: foto de destaque].
Os detidos foram libertados e notificados para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Ministério Público da Comarca de Lisboa Norte.
Ocorrências
A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 07 de março, pelas 10h00, na freguesia dos Olivais, procedeu à identificação de um homem, de 53 anos, pela prática da atividade de venda ambulante.
Os Polícias, tendo tido conhecimento de reclamações, por parte da operadora comercial da Estação do Aeroporto do Metropolitano de Lisboa, informando que estaria um indivíduo a coagir os turistas que por ali passavam, deslocaram-se àquela, de forma proactiva.
Chegados ao local, avistaram o infrator a importunar um passageiro estrangeiro, junto às máquinas de venda automática de títulos de transporte, retirando do bolso do casaco alguns cartões, motivo pelo qual se procedeu à abordagem.
O infrator referiu que era prática comum solicitar aos turistas os títulos de transporte usados, para proceder à respetiva revenda, com o fim de angariar dinheiro para a compra de bens pessoais, tendo no imediato entregue todos os cartões.
Face ao exposto, estando o suspeito a exercer a prática da atividade de venda ambulante de títulos de transporte, sem que tivesse realizado a respetiva comunicação prévia no “Balcão do Empreendedor”, a ação policial resultou no levantamento de um auto por contraordenação e na apreensão de 161 cartões descartáveis.
No dia 6 de março, pelas 14h38, na União das freguesias de Queluz e Belas, procedeu à detenção de um homem de 27 anos, por ser suspeito da prática do crime de posse de produto estupefaciente.
Os Polícias aquando do patrulhamento no interior do comboio na Estação Ferroviária de Queluz/Belas, sentiram um odor forte característico de ser produto estupefaciente, assim que se aproximavam do suspeito, motivo esse que levou à sua abordagem.
Após ser abordado e questionado se teria na sua posse algum produto ilícito, o indivíduo retirou, do bolso do casaco que trajava, duas embalagens de plástico contendo; 7.37 gr. de haxixe equivalente a 14.74 doses individuais; e 2.72 gr. de liamba.
O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca da Lisboa Oeste – Sintra.
A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 15 de março, procedeu à detenção de um homem de 41 anos, por ser suspeito da prática do crime de posse de produto estupefaciente.
Através de informação de uma testemunha, a qual verificou o suspeito, momentos antes, em frente à zona do metro do AHD, colocou no bolso do casaco que usava um pedaço castanho, produto este suspeito de ser haxixe.
Após esta informação o suspeito foi intercetado quando se dirigia para o Terminal 2.
Aquando da abordagem policial foi possível apreender 18,2 doses individuais de haxixe.
Ao suspeito foi dada voz de detenção, constituído arguido, tendo prestado termo de identidade e residência, sido notificado para ser presente a 1º interrogatório judicial na Instância Local Criminal de Lisboa – Seção de Pequena Criminalidade | Campus de Justiça.
No dia 15 de março, apreendeu a um homem de 56 anos, um Ipad deixado por esquecimento no interior de viatura táxi da qual é condutor.
O denunciante, ao chegar a Lisboa no dia 12 de março, deslocou-se para a praça de táxis do aeroporto e dali seguiu para a sua residência, apercebendo-se, pouco depois, de chegar que deixara esquecido no interior da viatura uma mochila de sua propriedade.
Tentou, em vão, o contacto do condutor, optando depois por denunciar o assunto à PSP do Aeroporto, descrevendo o seu conteúdo.
Pelas diligências garantidas, conseguiu-se chegar à identificação do condutor da viatura que referiu, ainda, não ter feito a entrega do artigo por «não ter tido tempo». Após este contacto policial foi possível garantir a entrega do artigo deixado esquecido na viatura ao legítimo proprietário.
Aquando da abordagem policial foi possível apreender os seguintes itens: Ipad, 16.1, avaliado em cerca de € 1200.
O possuidor foi constituído arguido e prestou termo de identidade e residência.
No dia 16 de março, procedeu à detenção de um homem de 30 anos, nos arruamentos do Aeroporto Humberto Delgado, em ato de uma operação de fiscalização de rotina, por ser suspeito da prática do crime de falta de habilitação legal para conduzir.
Ao condutor foi dada voz de detenção, foi constituído arguido e prestou termo de identidade e residência, foi presente em 1º interrogatório judicial, na Instância Local Criminal de Lisboa – Secção de Pequena Criminalidade, no Campus de Justiça.
Foto: PSP.
Atualidade
Presidentes da CIM Cávado reúnem com Associação Nacional de Municípios
Autarcas preocupados com diminuição dos solos urbanos e financiamento de edifícios escolares

Os representantes das Câmaras que integram a CIM Cávado – Comunidade Intermunicipal do Cávado (Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde) reuniram, ontem à tarde, com a direção da Associação Nacional dos Municípios Portugueses para discutirem uma série de assuntos que estão na agenda daqueles concelhos e que, pela sua importância e repercussões, preocupam os autarcas.
Entre as principais preocupações colocadas em cima da mesa está a questão dos PDM’s e o financiamento das obras dos edifícios escolares. No que respeita aos PDM’s, a principal queixa é a da rigidez de alguns organismos do Estado, que fazem uma interpretação restritiva da legislação, o pode levar a uma redução drástica das classificações de “solo urbano”, como prejuízos graves para as pessoas que pretendam construir as suas habitações. O apelo feito vai no sentido de que haja uma harmonização interpretativa da legislação, e que venha a ter efeito em todo o território nacional.
Quanto ao financiamento das requalificações dos edifícios escolares transferidos para os Municípios, os autarcas entendem que esse financiamento tem de ser assegurado por um programa do Estado Central, sob pena de haver um estrangulamento financeiro dos Municípios.
Na reunião de ontem, também esteve em cima da mesa o designado Fundo de Apoio Municipal, nomeadamente a afetação de verbas para a rede viária e iluminação pública. Aliás, nesta questão foram também apresentadas preocupações no que respeita às matérias de contratos de distribuição de energia elétrica em baixa tensão e o financiamento de energias renováveis.
Outros dos aspetos que causam apreensão aos autarcas refere-se aos Planos Diretores Municipais, assim como o ressarcimento das verbas das despesas que os respetivos municípios tiveram de disponibilizar no contexto da pandemia da COVID-19.
Finalmente, em cima da mesa e com bastante acuidade, foi também debatido o processo de descentralização de competências nas áreas da Educação, Ação Social e Saúde.
Recorde-se que a Comunidade Intermunicipal do Cávado constitui a NUT III do Cávado, e engloba os concelhos de Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, tendo sido constituída em 30 de outubro de 2008.
A NUT é estruturada pela bacia do Rio Cávado e desenvolve-se no sentido Sudoeste e Nordeste, confinando com o mar e com Espanha. É um território heterogéneo, integrando concelhos muito rurais junto ao mar, até concelhos muito rurais de montanha junto à fronteira, passando por concelhos muito urbanos e densos como Braga. Com uma área total de 1246 Km2 e 170 freguesias, compreendia, em 2021, uma população residente de cerca de 416.652 mil pessoas. Esta associação prende os seus interesses sobretudo no desenvolvimento territorial da região do Vale do Cávado.
A CIM Cávado tem por objetivo conjugar, promover e articular interesses comuns aos municípios associados, na área dos serviços coletivos de proximidade, e dos investimentos municipais ao nível de: a) promoção do planeamento e da gestão da estratégia de desenvolvimento económico, social e ambiental do território abrangido; b) articulação dos investimentos municipais de interesse intermunicipal; c) participação na gestão de programas de apoio ao desenvolvimento regional, designadamente no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional – QREN; d) planeamento das atuações de entidades públicas, de caráter supramunicipal.
Foto: CMB.
Atualidade
PSP de Peniche detém três homens por crimes violentos e graves

O Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública, na madrugada de 21 de março, através da Esquadra de Peniche, deteve três homens, com idades compreendidas entre os 30 e os 38 anos, por diversos crimes violentos e graves.
A operação, inserida no âmbito de uma investigação criminal, iniciada na sequência de uma situação de violentas agressões aos proprietários de um estabelecimento de restauração, na cidade de Peniche, bem como de resistência e coação a polícias do serviço de patrulha, cujas diligências realizadas e constante pesquisa de notícias desenvolvidas pelos polícias da estrutura da investigação criminal, permitiu à PSP perceber que os suspeitos teriam sido autores de outros ilícitos.
Assim, numa investigação relâmpago, sempre com o intuito de procurar fazer cessar esta atividade criminosa e devolver a calma à comunidade residente no concelho de Peniche, em estreita articulação com o DIAP local, a PSP reuniu prova suficiente, relativa à atividade que os suspeitos desenvolviam, levando à emissão de 5 mandados de busca domiciliária, 5 mandados de detenção fora de flagrante delito e 4 mandados de busca não domiciliária.
Face ao exposto, na passada madrugada, foi desenvolvida uma operação policial, envolvendo reforços da estrutura da investigação criminal e intervenção rápida do Comando Distrital de Leiria, bem como das várias valências da Unidade Especial de Polícia e do Comando Metropolitano de Lisboa.
Na sequência da mesma, e após a realização das buscas domiciliárias, foi apreendido e considerado
relevante dado o objeto da investigação, o seguinte material: 1 reprodução de arma de fogo e 1 moca.

Os detidos, com vasto leque de antecedentes criminais, serão presentes à autoridade judiciária, no dia de hoje, para que lhes sejam aplicadas medidas de coação, realçando-se que um dos detidos tinha um mandado de detenção pendente para cumprir pena de prisão efetiva por ilícitos praticadas e já julgados no passado.
Por fim, a PSP considera que “com estas operações policiais, o Comando Distrital de Leiria demonstra continuar a dificultar a atividade criminosa de quem se dedica às mais diversas tipologias criminais, procurando, com esta ação policial em concreto, devolver e reforçar a tranquilidade pública da comunidade residente, nomeadamente do concelho Peniche, relevando que dará cabal resposta a todos os atos criminosos, nomeadamente contra grupos vulneráveis e contra polícias”
Fotos: PSP.
Atualidade
Porto: Nove detenções por posse e tráfico de drogas

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, no âmbito do combate ao crime de tráfico de estupefacientes, efetuou a detenção de 09 suspeitos de autoria desta referida prática ilícita e a apreensão de cerca de 385 doses individuais de Heroína, Cocaína e Haxixe.
No dia 21 de março, pelas 11h00, na Rua António Bessa Leite – Porto, deteve 01 homem, de 54 anos de idade, desempregado, residente em Viseu, apreendendo Heroína e Cocaína suficientes para cerca de 84 e 28 doses individuais, respetivamente. Pelas 11h25, na Rua Afonso de Paiva – Porto, deteve 01 homem, de 44 anos de idade, desempregado e residente em Matosinhos, apreendendo Heroína suficiente para cerca de 21 doses individuais. Pelas 16h00, na Praça da Corujeira – Porto, foi detido 01 homem, de 34 anos de idade, feirante, residente no Porto, apreendendo Haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
No mesmo dia, pelas 16h30, na mesma Praça, deteve 01 homem de 30 anos de idade, desempregado e residente no Porto, tendo apreendido Haxixe suficiente para cerca de 07 doses individuais e a quantia de 203 €. Pelas 17h50, na Rua Domingos Alvão – Porto, deteve 02 homens, de 26 e 28 anos de idade, pintor da construção civil e ajudante de cozinha, residentes em Vila Nova de Gaia e no Porto, respetivamente, apreendendo Haxixe suficiente para cerca de 32 doses individuais e a quantia de 596 € [ndr: foto de destaque]. Pelas 18h40, na Estrada da Circunvalação – Porto, deteve 01 homem, de 21 anos de idade, técnico de máquinas e residente em São Mamede de Infesta, apreendendo Haxixe suficiente para cerca de 12 doses individuais.
Já no dia 22 de março, pela 00h20, na Rua Particular de Monsanto – Porto, deteve 01 homem, de 24 anos de idade, desempregado e residente em Vila Real, apreendendo Haxixe suficiente para cerca de 199 doses individuais. Pelas 02h00, na Rua Fonte Massarelos – Porto, deteve 01 homem, de 45 anos de idade, desempregado e residente em Matosinhos, apreendendo Haxixe suficiente para cerca de 11 doses individuais.
Os detidos foram presentes junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
-
Atualidade1 ano atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade7 meses atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade11 meses atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade1 ano atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade10 meses atrás
Barcelos recebe RallySpirit Altice 2022
-
Atualidade1 ano atrás
Investigador da Universidade do Minho é o melhor Doutor em Economia do país