Site icon Jornal A Nação

Lisboa: PSP leva a cabo operação Rail Action Week e faz nove detidos

No âmbito das atividades do Grupo de Cooperação Policial da União Europeia, e na sequência das experiências positivas colhidas em ações europeias anteriores, foi desenvolvida uma operação que consistiu numa ação de combate à criminalidade praticada nos transportes ferroviários, a qual envolveu todos os Estados-Membro, com principal incidência na luta contra criminalidade nas interfaces de maior circulação de passageiros, tendo a mesma recaído na segurança das ferrovias, furto de carteiristas, furto de metais não preciosos, posse e transporte de substâncias e matérias ilícitas e incivilidades.

A Policia de Segurança Pública (PSP), enquanto membro ativo do RAILPOL, dará continuidade à participação nestas ações, nas estações ferroviárias situadas nas áreas policiadas pela PSP.

Assim, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no período entre as 07h00 do dia 26 de setembro e as 07h00 do dia 03 de outubro, dinamizou um policiamento especial, estando presente na intersecção das Linhas das Estações Ferroviárias do Oriente e Linha da Azambuja, Cais do Sodré e Linha de Cascais e Queluz/Belas e Linha de Sintra, tendo sido fiscalizados 17 comboios e efetuada abordagem proactiva a centenas de pessoas.

No decorrer desta ação, com recurso, inclusive, a uma Operação Especial de Prevenção Criminal, com os diversos meios envolvidos, obteve os seguintes resultados:

· 4 detidos, com 19, 29, 33 e 34 anos, por posse de produto estupefaciente num total de 119.48 doses individuais de haxixe e 0.83 gramas de Liamba;

· 3 detidos, com 17 e 22 anos por posse de armas brancas (soqueira, ponta e mola, faca);

· 2 detidos, com 21 e 22 anos, por mandando de detenção;

· 2 autos de notícia por falta de horário afixado e dístico de videovigilância errado (estabelecimentos);

· 2 autos de notícia por atravessamento ilegal da via férrea;

· 18 autos de notícia por comportamentos/ações que colocam em causa o normal funcionamento das estações (legislação ferroviária).

A segurança e ação policial na área dos Transportes Públicos e, especificamente, nas operações de grande envergadura, possuem características de especial complexidade e sensibilidade às quais a Policia de Segurança Pública empresta particular atenção.

Ocorrência do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP

A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 1 de outubro, procedeu à detenção de um homem, com 39 anos de idade, por ter na sua posse uma arma proibida, do tipo contundente: soqueira.

O suspeito, na qualidade de passageiro de um voo, foi abordado pela PSP depois de, no rastreio de bagagem de cabine no RX do Terminal 1, se perceber poder existir um objeto proibido.

Questionado sobre a posse da referida arma, declarou ser sua.

Ao suspeito foi dada voz de detenção, Constituído Arguido, tendo prestado Termo de Identidade e Residência. Confrontado com a possibilidade da suspensão provisória do processo, mediante o pagamento de uma unidade de conta no valor de 102 euros, o suspeito concordou efetuar o pagamento do respetivo montante, a qual por sua opção vai reverter a favor da Instituição “ACREDITAR – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE CRIANÇAS COM CANCRO”.

Foto: DR.

Exit mobile version