Site icon Jornal A Nação

Lisboa: PSP intensifica ações de combate ao crime violento e grave

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no âmbito das suas funções preventivas e repressivas da criminalidade, procedeu a uma série de operações com vista a fortalecer o sentimento de segurança nas freguesias das Avenidas Novas, Areeiro, Penha de França e Beato, em Lisboa.

Entre os meses de setembro de 2022 e janeiro de 2023, a Divisão de Investigação Criminal procedeu a uma série de iniciativas e diligências que visaram suspeitos de crimes violentos e graves, desde o tráfico de estupefacientes, passando por furtos qualificados em residências e estabelecimentos, roubos e homicídios na forma tentada.

O conjunto das ações desenvolvidas pela investigação criminal nestas freguesias da capital, resultaram em 46 304,92 euros aprendidos; 5 250 gramas de estupefaciente apreendidos (cocaína, heroína, haxixe, liamba e ecstasy); 150 detidos pelos crimes enunciados; 50 telemóveis apreendidos (avaliados em 8 785,90 euros); 49 buscas domiciliárias e não domiciliárias; 6 armas de fogo, 182 munições e 14 outras armas proibidas apreendidas (armas brancas, bastões, etc.); 5 viaturas apreendidas; e dezenas de outros bens apreendidos e avaliados em cerca de 12 500 euros.

“Em consequência da permanente proatividade dos investigadores criminais da PSP, pelo número bastante significativo de detenções e pelo impacto expressivo das apreensões realizadas, verifica-se uma quebra significativa nos pontos de venda de estupefacientes nestas freguesias, bem como no número de crimes violentos e graves”, sublinha a PSP.

Mais ocorrências

A 2ª Divisão Policial, no dia 9 de fevereiro, na freguesia de Marvila, deteve um homem, com 34 anos de idade, por pender sobre o mesmo mandado de detenção para cumprimento de cinco anos de pena de prisão efetiva. O homem, condenado pela prática de um crime de tráfico de quantidades diminutas e de menor gravidade e por um crime de detenção de arma proibida, foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa, para cumprimento da pena aplicada.

A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 9 de fevereiro, nos arruamentos do Aeroporto Humberto Delgado, deteve um homem, de 25 anos de idade, por em ato de uma operação de fiscalização de rotina, ter sido verificado não ser possuidor de habilitação legal para conduzir.

A viatura que conduzia constava para apreender no âmbito de um processo cível e estava desprovida de Seguro e de Inspeção. Assegurada que foi a diligência, promove-se agora contacto para ser recuperada por Agente de Execução. Ao condutor foi dada voz de detenção, constituído arguido e prestou termo de identidade e residência, sendo notificado para comparecer em Tribunal.

A 4ª Divisão Policial, no dia 9 de fevereiro, pelas 14h20, na freguesia de Alcântara, deteve um homem procurado por pender mandado de detenção para cumprimento de pena de cinco anos e dois meses de prisão efetiva.

O detido estava indiciado por vários crimes contra o património, sobretudo furtos. No processo em questão, foi condenado pela prática de seis crimes de furto qualificado, quatro furtos simples na forma tentada e três furtos simples, cometidos ao longo do ano de 2019. O homem foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa para cumprimento da pena aplicada.

Foto: DR.

Exit mobile version