Site icon Jornal A Nação

Lisboa: PSP detém suspeito por simulação de crime e identifica, ainda, coautora

O Comando Metropolitano de Lisboa, através 2ª Divisão Policial, no dia 15 de maio, pelas 04h25, na freguesia do Parque das Nações, procedeu à detenção, em flagrante delito, de uma mulher com 22 anos de idade, por simulação de crime.

Tal detenção decorreu num esforço proativo por parte dos Policias, rastreando e detetando falsas denúncias, nomeadamente, conectadas com a obtenção de benefícios ilegítimos junto das seguradoras por via da criação de cenários de crime ficcionados, pretendendo, assim, obter um ressarcimento ilegítimo.

O suspeito, depois de apresentar queixa por roubo do seu telemóvel, veio, consequentemente, a ser alvo de várias questões complementares, que permitiram verificar, de forma clara, as várias incongruências factuais no seu discurso, vindo o mesmo, após algumas respostas evasivas e pouco esclarecedoras, a admitir a criação do cenário constituinte do ilícito criminal da denúncia narrada.

Revelou ter perdido o telemóvel, depois de colocar o mesmo no tejadilho da viatura de uma amiga, associada como testemunha, e ainda indiciada como coautora do crime em apreço, já que prestou declarações a confirmar o narrado pelo suspeito.

A intenção do suspeito, ao deslocar-se à Polícia, seria a de obter a declaração necessária e habilitante para entregar na seguradora, com a finalidade de efetuar o acionamento da apólice, efetuada aquando da compra do respetivo aparelho.

Perante as evidências dos indícios foi o suspeito detido, tendo sido cumulativamente constituído arguido e submetido a Termo de Identidade de Residência, sendo notificado para comparecer na Instância Local Criminal de Lisboa, no presente dia 15, a fim de ser interrogado e ser sujeito a julgamento sob a forma sumária.

“A PSP tem prestado uma atenção especial a este tipo de crimes, dado os impactos que têm na ordem jurídica e na resposta policial artificialmente orientada por falsas denúncias. Tais atos de simulação, para além da sua gravidade no que concerne à falsidade de declarações, potenciam um balanceamento erróneo do dispositivo policial, colocando assim em causa a segurança de toda uma comunidade, a qual a PSP se esforça diariamente por garantir”, informa.

Foto: DR.

Exit mobile version