Site icon Jornal A Nação

Lisboa: PSP detém 5 suspeitos por agressões a polícias em Marvila

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da 2ª Divisão Policial, no âmbito da sua atividade operacional, na freguesia de Marvila, por volta das 11h30 de ontem, procedeu à detenção de 05 indivíduos, 03 do sexo masculino e 02 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 21 e os 35 anos de idade, pelo crime de Ofensas à Integridade Física Qualificada e por Resistência e Coação sobre Funcionário.

Estas detenções surgem no âmbito de uma ação de patrulhamento reforçado junto de uma Zona Urbana Sensível, local conotado como um espaço utilizado para a prática de consumo e tráfico de estupefaciente, sendo que um dos suspeitos, ao visualizar a presença da Polícia no local, tentou ausentar-se do mesmo, sendo prontamente interpelado pelos polícias.

Desta abordagem, o suspeito, de imediato, agrediu um dos polícias, tendo continuado com agressões que só cessaram com o auxílio prestado pelos restantes polícias.

Após a imobilização e algemagem deste suspeito, vários populares juntaram-se no local para impedir a consumação da detenção do suspeito, tendo dois desses populares sido também detidos por agressão aos Polícias. 

Foram ainda detidas 02 pessoas do sexo feminino, por forçarem o perímetro de segurança, injuriando e ameaçando aos Polícias no momento em que os detidos estavam a ser transportados para as viaturas policiais. 

Durante a ocorrência, foi necessário recorrer ao uso da força e de meios coercivos para cessar as agressões e para garantir as detenções. 

Os suspeitos do sexo masculino, por incorrerem no crime de ofensas à integridade física qualificada, resistência e coação sobre funcionário e ameaças, recolheram às celas de detenção deste Comando, para apresentação às Autoridades Judiciais competentes.

Já as duas suspeitas do sexo feminino foram notificadas para comparência em Tribunal no dia de hoje.

De referir que, fruto destas agressões, 03 polícias tiveram necessidade de se deslocar a unidade hospitalar para tratamento, tendo sido, igualmente, disponibilizado cuidados médicos a 03 indivíduos detidos. 

Após a edição desta notícia, este jornal foi contactado por uma testemunha no local, que pediu anonimato, dando a versão dela. Salientou que a situação resultou da “defesa dos moradores contra o abuso policial que existiu, com as pessoas e moradores que se encontravam no local, não sendo a primeira vez que isto acontece” e que resultou pelo facto dos polícias “terem mandado gás pimenta para os olhos do jovem que foi detido, tendo o jovem defendido o seu cão”.

Foto: DR.

[Ndr: Notícia atualizada a 13.01.2023, pelas 15h43]

Exit mobile version