A América do Norte oferece-nos bons exemplos de como a cultura das orquestras de sopros resulta da confluência de muitas tradições musicais, desde as dos povos indígenas àquelas trazidas pelos europeus.
Com particular expressão no último século, estas orquestras mostraram-se capazes de satisfazer múltiplos propósitos, com diferentes estilos musicais e afinidades sociais diversas. Foi, então, que o repertório cresceu; quando deixou de se constituir fundamentalmente por adaptações de partituras originalmente escritas para outras formações instrumentais. Os compositores mais prestigiados começaram então a escrever expressamente para orquestra de sopros, explorando exaustivamente as características técnicas e sonoras que lhe são próprias.
Este programa da Orquestra de Sopros da Metropolitana reúne quatro obras que ilustram essa riqueza e diversidade. Começa com An Outdoor Overture, uma peça composta por Aaron Copland, em 1938, para os alunos da Escola Superior de Música e Arte em Nova Iorque. Seguem-se os retratos musicais de quatro cenas do célebre livro Huckleberry Finn, de Mark Twain; a música foi composta pelo suíço Franco Cesarini em 2005. De Samuel Barber, podemos ouvir uma marcha militar que compôs pouco tempo depois de se alistar no Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943. Por fim, danças e melodias tradicionais da Arménia recuperadas já nos anos 1970 por um descendente de austríacos nascido em Manhattan, Alfred Reed.
Assim, a Orquestra de Sopros da Metropolitana apresenta “Mestres da Composição”, com direção musical de João Malha, no próximo dia 18 de fevereiro, pelas 16h00, no Cinema São Jorge, com a venda de bilhetes exclusiva na bilheteira do cinema.
Apresentará:
Aaron Copland – An Outdoor Overture
Franco Cesarini – Suíte Huckleberry Finn
Samuel Barber – Commando March
Alfred Reed – Danças Arménias (Parte 1).
Imagem: OML.