Site icon Jornal A Nação

Lisboa: Operação “DZIEN DOBRY – BOM DIA” desmantela célula internacional de carteiristas

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 20 de maio, procedeu à detenção de três homens, com idades compreendidas entre os 47 e os 52 anos, oriundos do leste da Europa, por serem suspeitos da prática de 25 furtos qualificados e 30 utilizações indevidas de cartão bancário, num total de 55 crimes cometidos em território nacional.

Este bando andava já a ser investigado desde de 2020, altura em que os Polícias se aperceberam que os furtos de carteira em estações ferroviárias estavam a aumentar a nível nacional, furtos estes, associados a levantamentos de dinheiro e pagamentos feitos com os cartões bancários provenientes desses furtos sem, naturalmente, consentimento das vítimas.

O grupo atuava com extrema itinerância, tendo começado em 2018 e 2019 apenas com uma visita ao nosso país, passando a duas visitas em 2020 e, já no ano de 2021, passaram a visitar o nosso país de forma mais regular, visitas essas que eram feitas por curtos períodos de tempo. A maioria das vezes, estas visitas a território nacional eram feitas durante um fim de semana, e eram sem respeitar um padrão ou modo específico de agendamento, dificultando, assim, a delineação do modo de atuar do grupo.

Foi precisamente pela instabilidade da atuação do grupo, que tão só uma escrupulosa análise criminal, permitiu antever e detetar potencial presença destes indivíduos na cidade de Lisboa. Assim, a Equipa da Divisão de Investigação Criminal, especialmente criada para estes fenómenos itinerantes, iniciou uma operação policial que visava o reforço do controlo e vigilância nas estações ferroviárias de Lisboa, através da distribuição de vários polícias, especializados neste tipo de crime, que culminou na deteção e consequente detenção dos três carteiristas, na estação ferroviária do Oriente, enquanto tentavam efetuar um furto, durante a entrada de vários passageiros num comboio.

Na manhã do dia 20 de maio, uma mulher foi vítima de um furto na estação do Oriente e, após a detenção do grupo e de várias diligências policiais e investigatórias, foi possível identificar que este grupo havia sido o responsável pelo furto e uso dos cartões da vítima.

Os Polícias reuniram informação ao longo dos últimos dois anos que permitiu indiciar o grupo em 25 furtos de carteira e 30 utilizações indevidas de cartão bancário (levantamentos de dinheiro e pagamentos com os cartões furtados) sendo que, com estes furtos e utilizações indevidas causaram um prejuízo total às vítimas de cerca de 41.775 €.

A PSP contou, para esta operação, com a preciosa colaboração do Gabinete de Segurança da CP (Comboios de Portugal).

Com estas três detenções, após emissão de competentes Mandados de Detenção Fora de Flagrante Delito por parte da Autoridade de Polícia Criminal, a PSP desmantelou este grupo, que estava ativo a nível europeu e que fazia de Portugal um dos seus locais de atividade criminal.

O Juiz de Instrução Criminal de Lisboa, a quem os três detidos foram presentes para primeiro interrogatório, decretou que ficassem todos a aguardar julgamento em prisão preventiva.

Ocorrência do Comando Metropolitano de Lisboa

A Divisão de Segurança Aeroportuária, nos dias 23 e 24 de maio, procedeu à detenção de dois homens, de 48 e 54 anos, respetivamente, por serem suspeitos da prática do crime de posse uma arma proibida.

Os suspeitos foram abordados pelos Polícias depois de, no rastreio de bagagem de cabine no RX do Terminal 1, se perceber poderem existir objetos proibidos.

Aquando da abordagem policial, foi possível à PSP apreender duas armas brancas dissimuladas – Cardsharp – Sinclair.

Questionados sobre a posse da referida arma, declaram ser suas.

Aos suspeitos foi dada voz de detenção, constituídos arguidos, tendo prestado termo de identidade e residência. Confrontados com a possibilidade da suspensão provisória do processo, mediante o pagamento de 1 unidade de conta no valor de 102 euros, cada um, os suspeitos concordaram efetuar o pagamento do respetivo montante, a qual por sua opção vai reverter a favor da Instituição “ACREDITAR – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE CRIANÇAS COM CANCRO”.

Foto: DR.

Exit mobile version