Site icon Jornal A Nação

Lisboa: Fiscalização da PSP contra a especulação em veículos Táxi nos Olivais

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2ª Divisão Policial, no decorrer do presente mês de janeiro, na freguesia dos Olivais, procedeu à detenção de três homens, com idade compreendidas entre os 44 e os 76 anos de idade, por serem suspeitos da prática do crime de especulação.

Estas detenções resultam da informação e perceção de uma prática que se tem revelado cada vez mais recorrente no seio do transporte de passageiros através do serviço de Táxi. O crime de especulação traduz-se na venda de bens ou disponibilização de serviços por preços superiores àqueles que normalmente resultariam da atividade normal, o que resulta num enriquecimento ilegítimo por parte do prevaricador e no efeito lesivo sobre aqueles que adquirem ou usufruem deste serviço.

A continuidade do combate contra este tipo crime, resultou para já, na primeira metade do presente mês, na detenção destes três homens.

No âmbito da tomada de medidas cautelares e de polícia, as viaturas utilizadas para a consumação dos ilícitos descritos foram, cautelarmente, apreendidas, para impossibilitar os seus autores, de continuarem a atividade de forma criminosa.

Estas detenções decorrem de uma especial atenção que este tipo de serviço de transporte tem merecido em termos de fiscalização da 2ª Divisão Policial, que, nos últimos dois meses, possibilitaram a detenção e apresentação junto dos serviços do Ministério Público de mais de uma dezena de indivíduos pelo ilícito descrito, sobre alguns dos quais, existiam já vários processos em que os mesmos se encontram indiciados como suspeitos da prática deste mesmo crime.

“A Polícia continuará a investir esforços suplementares neste quadro criminal, visando prevenir a reincidência nestas práticas ilícitas por parte destes operadores comerciais”, sublinha a PSP.

Mais ocorrências

A Divisão Policial de Oeiras, no dia 11 de janeiro, procedeu à identificação de um homem, de 58 anos, por ser suspeito da posse/comercialização de artigos contrafeitos.

No decorrer de uma fiscalização a um estabelecimento comercial de venda a retalho, na freguesia de Carnaxide, foram apreendidos 991 artigos contrafeitos e imitações de várias marcas, nomeadamente, 967 bonés de reconhecidas marcas; 12 calções; e 12 t-shirts.

Artigos apreendidos (Foto: PSP)

Os artigos foram entregues no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste – Oeiras.     

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 13 de janeiro, pelas 18h47, na freguesia do Areeiro, procedeu à detenção de um homem, de 30 anos, por posse de estupefaciente.

No âmbito do policiamento preventivo de segurança aos transportes públicos, os Polícias, aquando do patrulhamento na Estação Metropolitano das Olaias, avistaram o suspeito a passar os torniquetes de controlo de acessos, colado a outro passageiro, motivo esse que levou a uma abordagem.

Após ser abordado, sentindo-se de imediato um forte odor característico de produto estupefaciente, foi questionado se teria na sua posse algum produto ilícito, o qual retirou do interior da bolsa que transportava a tira colo, um pedaço de haxixe, equivalente a 11.24 doses individuais.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca Lisboa, sendo ainda levantado o Auto de Contraordenação, pela infração cometida pelo detido.

No dia 16 de janeiro, pelas 22h52, na freguesia da Misericórdia, procedeu à detenção de um homem, de 24 anos, por posse de estupefaciente.

Na Estação Ferroviária do Cais Sodré, os Polícias avistaram o suspeito a sair do comboio e, assim que se apercebeu da presença daqueles, inverteu sentido de marcha, tentando esconder-se no meio dos restantes passageiros, motivo esse que levou à sua interceção.

Após ser abordado, os polícias sentiram um forte odor especifico de produto estupefaciente, tendo sido questionado se teria na sua posse algum produto ilícito, o qual retirou do interior de uma mochila que transportava, um saco contendo 44,96 gramas de liamba.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca Lisboa.

A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 14 de janeiro, procedeu à detenção de um cidadão, com 32 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de condução em estado de embriaguez.

O suspeito, enquanto exercia condução de veículo a motor, foi fiscalizado e ao ser abordado pela PSP exalava um forte odor a álcool. Submetido a teste quantitativo de medição de álcool no sangue, apurou-se estar com uma taxa de 2,71 gramas/litro, descontada a margem de erro.

Foi detido, constituído arguido e prestou Termo de Identidade e Residência, sendo libertado e notificado para comparecer em audiência de tribunal.

No dia 16 de janeiro, deteve um cidadão, de 48 anos por, nos arruamentos do Aeroporto Humberto Delgado, em ato de uma operação de fiscalização de rotina, ter sido verificado não ser possuidor de habilitação legal para conduzir.

O detido assumiu, imediatamente, que não possuía habilitação legal para conduzir, e que vinha de Torres Novas até ao Aeroporto de Lisboa.

Ao condutor foi dada voz de detenção, foi constituído arguido e prestou Termo de Identidade e Residência, sendo notificado para comparência em Tribunal.

Fotos: DR e PSP.

Exit mobile version