Site icon Jornal A Nação

Lisboa: Dupla de carteiristas detidas em flagrante delito na freguesia de Santa Maria Maior

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 30 de novembro, na freguesia Santa Maria Maior, procedeu à detenção de duas mulheres, com idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos, por serem suspeitas da prática do crime de furto qualificado (carteiristas), cometido na zona da baixa Pombalina.

As detidas, que já eram conhecidas da PSP desde 2017, regressaram recentemente a Lisboa, momento em que os Polícias ao se aperceberem da existência de furtos naquela zona da cidade, incidiram assim as atenções neste fenómeno.

O grupo atuava de maneira concertada e o método de atuação consistia em selecionar as vítimas que passeavam descontraidamente por Lisboa, seguindo-as, para na melhor oportunidade, furtar-lhes astuciosamente os seus artigos, sem que estas se apercebessem.

Assim, a Equipa da Divisão de Investigação Criminal, especialmente criada para estes fenómenos itinerantes, no âmbito da operação de reforço do controlo e vigilância a este tipo de fenómeno, através da distribuição de vários Polícias especializados neste tipo de crime, procedeu à deteção e consequente detenção das duas arguidas, na Rua de São Julião, após terem furtado do interior da mochila que a vitima trazia às costas, a sua mala e carteiras, com dinheiro e todos os seus documentos.

Às duas detidas, presentes ao Juiz de Instrução Criminal de Lisboa, para primeiro interrogatório, foram-lhes aplicadas a medida de coação de apresentações bissemanais na esquadra da sua área de residência.

Os Polícias reuniram, ainda, informação sobre as suspeitas, revelando-se que sobre uma das detidas, pendia um Mandado de Detenção para a constituir arguida, submeter a TIR e notificá-la do conteúdo da acusação referente a investigação que data de 2017 pelo mesmo tipo de crime. Foi dado cumprimento ao Mandado no dia 02 de dezembro que, que após o cumprimento, foi a detida restituída à liberdade.

Foto: DR.

Exit mobile version