Site icon Jornal A Nação

Lisboa: Dois detidos por roubos a pessoas especialmente vulneráveis

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 28 de abril, procedeu à detenção de um casal, com 20 e 24 anos de idade, por ser suspeito da prática de seis crimes de roubo agravado.

A PSP, na prossecução de uma estratégia de combate e prevenção da criminalidade violenta e grave, direcionada para o combate a quem se dedica a crimes, em zonas históricas da cidade de Lisboa, nomeadamente, nas freguesias de Arroios, Santa Maria Maior e Misericórdia, tem vindo a reforçar os níveis de empenhamento diário, visando neutralizar os suspeitos perpetradores e reforçar os níveis subjetivos de segurança da população.

De há algum tempo a esta parte, a PSP vinha a colher noticias de crimes de roubo, perpetuados por um casal, de tenra idade, cujo visados eram pessoas idosas com dificuldades de locomoção (com deficiência motora), subtraindo as pensões das vitimas, fazendo com que estas ficassem em sérias dificuldades económicas.

Colhidas as notícias dos ilícitos, os Polícias lograram efetuar as diligências investigatórias necessárias para rápida identificação e interceção dos suspeitos, tendo detetado e intercetado, no dia 28 de abril, em espaços temporais distintos, o referido casal, nomeadamente, nas freguesias de Arroios e da Misericórdia.

Após serem submetidos a diligências processuais competentes, foi possível imputar-lhes seis crimes de roubo. Face ao exposto, foi emanado por Autoridade de Polícia Criminal os competentes Mandados de Detenção Fora de Flagrante Delito.

Os detidos, foram presentes à Autoridade Judiciária competente, no dia 29 de abril, para efeitos de 1º Interrogatório Judicial sendo-lhes aplicada a medida mais gravosa a ambos – prisão preventiva.

Ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa

A 1ª Divisão Policial, no dia 1 de maio, pelas 02h45, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um jovem, com 19 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

Os Polícias, na sua ação de combate do tráfico de estupefacientes no Bairro Alto em Lisboa e nas suas zonas envolventes e com a informação de que estava a ocorrer uma venda de estupefacientes na zona do Cais do Sodré, deslocaram-se de imediato para o local, vindo a intercetar o suspeito. Deste modo, no decorrer da ação policial, foi apreendido 9,89 doses individuais de liamba, 0,74 doses individuais de haxixe, uma balança digital, uma pistola de gás comprimido e 165 euros em notas do Banco Central Europeu, fruto da atividade ilícita.

O detido foi presente no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, para 1º interrogatório judicial sendo-lhe aplicada a medida de coação de apresentações bissemanais.

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 02 de maio, pelas 02h27, na união das freguesias de Cascais e Estoril, procedeu à detenção de um homem, com 26 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No âmbito do policiamento preventivo de segurança aos transportes públicos e, bem assim, na luta contra a criminalidade violenta e grave, os elementos policiais, aquando do patrulhamento no interior do comboio que seguia no sentido Cascais/Cais do Sodré, ao percorrerem uma das carruagens de imediato sentiram um odor forte e característico de produto estupefaciente, tendo sido alertados por um passageiro a proveniência do mesmo.

Na Estação Ferroviária de Cascais, verificaram que o suspeito usava uma bolsa a tiracolo, o qual, ao aperceber-se da chegada dos elementos policiais, demonstrou um comportamento suspeito, o que levou a ser feita a abordagem. Após uma revista sumária, apurou-se que o mesmo tinha na sua posse 27,06 doses individuais de haxixe.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal da Comarca de Cascais, no dia 11 de maio.

Foto: DR.

Exit mobile version