Site icon Jornal A Nação

Lisboa: Detidos dois suspeitos por posse de arma proibida

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2ª Divisão Policial, nos dias 17 e 18 de março, na freguesia do Parque das Nações, no desenrolar de ações de segurança e prevenção criminal a eventos e operações de fiscalização rodoviárias, procedeu à detenção de dois homens, de 52 e 22 anos, por serem suspeitos da prática do crime de posse de arma proibida e procedeu, ainda, à identificação de quatro jovens por presumível tentativa de roubo e posse de arma proibida.

Foi, então, possível deter o primeiro suspeito, aquando da fiscalização de uma viatura de transporte coletivo de passageiros, que se fazia transportar com um bastão, cuja utilização está permitida apenas aos Polícias das forças e serviços de segurança, sendo a sua detenção proibida por lei, nos termos do Regime Jurídico das Armas e Munições.

Relativamente ao segundo suspeito, o mesmo fora intercetado quando tentava entrar para uma casa de espetáculos onde decorria um evento, tendo na sua posse um bastão extensível, com a mesma configuração do anterior.

Estes dois indivíduos, sem antecedentes por crimes desta natureza, foram detidos tendo sido notificados para comparecer nos serviços do Ministério Público para julgamento sumário.

Já na última situação, foi desencadeada uma abordagem a quatro jovens que se encontravam nas imediações de um estabelecimento de ensino e segundo informações apuradas, preparavam-se para perpetrar um roubo a jovens frequentadores daquele estabelecimento.

Após a abordagem destes jovens, foi possível à PSP, então, proceder à apreensão de uma faca e de um passa-montanhas, tendo sido todos os jovens identificados e o processo remetido para o Tribunal de Família e Menores das respetivas áreas de residência, bem como, às respetivas comissões de proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).

“A PSP continuará a envidar esforços no combate a este tipo de práticas criminais, sendo elas definidas como prioritárias dado o impacto negativo que causam no sentimento de segurança das comunidades”, sublinha.

Ocorrências

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, entre os dias 17 e 20 de março, nas freguesias das Águas Livres, Estrela e Massamá e Monte Abraão, procedeu à detenção de duas jovens, de 17 anos, e um homem, de 23 anos, por serem suspeitos da prática do crime de posse de produto estupefaciente.

Os Polícias, aquando do patrulhamento nas Estação Ferroviária de Queluz/Belas, Cais do Sodré e de Massamá – Barcarena, respetivamente, ao avistarem os suspeitas, estes tentaram dirimir-se à abordagem policial, invertendo o sentido de marcha.

Após serem abordados, e após questionadas se teriam na sua posse algum produto ilícito, prontamente retiram dos seus pertences embalagens contendo o total de 25,35 gr. de haxixe equivalente a 50.7 doses individuais.

Os detidos foram notificados para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca da Lisboa Oeste – Amadora, Instância Local Criminal de Lisboa – Secção De Pequena Criminalidade e Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste – Sintra.

No dia 18 de março, pelas 22h25, na freguesia da Estrela, procedeu à detenção de um homem, de 25 anos, por ser suspeito da prática do crime de posse de arma proibida.

Os Polícias, aquando do patrulhamento na Estação Ferroviária do Cais Sodré, avistaram o suspeito no interior da mesma e assim que se percebeu da presença daqueles, tentou dirimir-se da abordagem policial, invertendo o sentido de marcha.

Questionado se teria algo ilícito em sua posse, afirmou que tinha uma faca, a qual transportava no bolso das calças que trazia vestido.

Efetuada uma revista sumária, veio a apurar-se que se tratava de uma faca de abertura automática, tipo ponte e mola, afirmando que seria para defesa pessoal.

O detido foi notificado para comparecer na Instância Local Criminal de Lisboa – Secção de Pequena Criminalidade.

Foto: DR.

Exit mobile version