Site icon Jornal A Nação

Lisboa: Detido por violência doméstica

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 13 de dezembro, pelas 10h30, procedeu à detenção de um homem de 60 anos, por ser suspeito da prática do crime de violência doméstica.

Esta detenção surge com o culminar de um processo investigatório urgente que decorreu na Secção Especializada Integrada de Violência Doméstica do DIAP Regional de Lisboa, que permitiu recolher indícios da prática de ações violentas e ameaças reiteradas do suspeito à vítima, havendo, inclusive, alusão à disponibilidade de várias armas por parte do suspeito. Neste sentido, foram emitidos um mandado de detenção, dois mandados de busca domiciliária e cinco mandados de busca não domiciliária tendo em vista a deteção e recolha das armas e, em paralelo, assegurar a sua apresentação em tribunal.

Do cumprimento do mandado foi possível apreender várias armas, nomeadamente, 1 caçadeira de calibre 12; 2 revólveres .32; 1 bastão rígido; 713 munições .32; 1 granada defensiva; e 25 cartuchos calibre 12.

O detido foi presente no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, tendo-lhe sido aplicado o Termo de Identidade Residência e a proibição de contacto e aproximação com a vítima.

Ocorrência do Comando Metropolitano de Lisboa

A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 12 de dezembro, procedeu à detenção de um homem de 48 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de desobediência e resistência às ordens legais e legítimas das entidades competentes e por ofensas à integridade física na forma tentada.

O suspeito preparava-se para embarcar num voo para fora da Europa e num dos múltiplos serviços que impõem a execução de medidas adicionais de segurança, recusou fazer o uso de viseira ou máscara facial, bem como em preencher o formulário / termo de responsabilidade relativo à vacinação do COVID-19, arremessando-o para o chão e demonstrando um comportamento agressivo. Informado de que tal conduta constituía contraordenação, devendo, no imediato, usar uma das formas de proteção definidas, o suspeito respondeu com desrespeito às ordens emanadas (“quando e se me apetecesse”).

Já ao deslocar-se para a porta de embarque, o homem colocou a máscara, ameaçando de morte e injuriando o Polícia.

O detido foi presente no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa – Secção de Pequena Criminalidade, para aplicação da medida de coação.

Foto: DR.

Exit mobile version