Site icon Jornal A Nação

Lisboa: Detido por roubo na Mouraria

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 14 de outubro, procedeu à detenção de um homem, de 49 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de roubo.

A PSP, na prossecução de uma estratégia de combate e prevenção da criminalidade violenta e grave, direcionada para o combate a crimes, em zonas históricas da cidade de Lisboa, nomeadamente, nas freguesias de Arroios, Santa Maria Maior e Misericórdia, tem vindo a reforçar os níveis de empenhamento diário, visando neutralizar os agentes perpetradores e reforçar os níveis subjetivos de segurança da população.

Pelas 04h00, os Polícias, ao passarem na Mouraria, bairro histórico da cidade de Lisboa, verificaram dois meliantes em flagrante delito, a cometerem um roubo, tentando subtrair à vitima, dois telemóveis e uma nota de 50 euros, usando, para o efeito, a força física.

Os referidos Polícias, ao verificarem tal ação criminosa, rapidamente foram no encalce dos suspeitos, logrando a interceção de um dos meliantes, a poucos metros do local onde havia sido cometido o crime. Tal ímpeto e empenho fez com que a vítima não fosse totalmente despojada dos seus pertences, faltando apenas a recuperação da nota de 50 euros.

O ora detido demonstrou inequívoca e ampla propensão para o cometimento de crimes desta natureza, aproveitando-se do tardar da hora, do local ermo, para assim consumar o ilícito.

No próprio dia, ao ser presente perante Autoridade Judiciária para efeitos de 1º Interrogatório, foi-lhe aplicada a medida de apresentações quinzenais.

Ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa

A 1ª Divisão Policial, no dia 17 de outubro, pelas 17h45, na freguesia de Arroios, procedeu à detenção de um homem, de 24 anos de idade, por recair sobre o mesmo, um mandado de detenção para cumprimento de pena efetiva de 3 anos e 6 meses pela prática do crime de roubo.

Fora do horário de serviço, dois Polícias, que entraram numa composição do Metro de Lisboa, na Estação de Oriente, aperceberam-se da presença de um cidadão, já conhecido de ocorrências policiais anteriores e que, de antemão, sabiam que sobre o mesmo recaía um mandado de detenção para cumprimento de pena de prisão efetiva.

Os Polícias, de imediato, adotaram uma postura vigilante e monitorizaram o suspeito ao longo do trajeto, na linha azul e na linha verde do Metro, tendo solicitado, em ato contínuo, reforços de meios policiais da 1ª Divisão, que originaram a interceção do suspeito na Estação de Metro de Arroios.

O detido foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa para cumprimento da pena aplicada.

A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 15 de outubro, deteve um cidadão, com 67 anos, por ter na sua posse uma arma proibida, cardsharp.

O suspeito, passageiro de um voo, foi abordado pela PSP depois de, no rastreio de bagagem de cabine no RX do Terminal 1, se perceber poder existir um objeto proibido. Aquando da abordagem policial, foi possível apreender uma arma branca dissimulada – cardsharp.

Questionado sobre a posse da referida arma, declarou ser sua.

Ao suspeito foi dada voz de detenção, Constituído Arguido, tendo Prestado Termo de Identidade e Residência. Confrontado com a possibilidade da suspensão provisória do processo, mediante o pagamento de uma unidade de conta no valor de 102 euros, o suspeito concordou efetuar o pagamento do respetivo montante, a qual por sua opção vai reverter a favor da Instituição “ACREDITAR – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE CRIANÇAS COM CANCRO”.

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 15 de outubro, pelas 11h30, na união das freguesias de Oeiras e S. Julião da Barra, procedeu à detenção de um homem, com 26 anos, por posse de arma branca.

Os Polícias, aquando do patrulhamento nos comboios da Linha de Cascais, foram alertados pela central rádio que, no interior de uma das composições daquele, estaria o suspeito a exibir uma faca.

Face ao exposto, os policias encetaram diligências, tendo avistado o suspeito, no interior do comboio entre as Estações Ferroviárias de Paço de Arcos e Oeiras. Foi questionado se teria algo ilícito em sua posse, tendo o mesmo confirmado e retirado da bolsa que transportava a tiracolo uma arma branca.

O suspeito foi detido e apreendida uma arma branca com o comprimento total de 10.2 cm. Foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca de Oeiras.

No dia 16 de outubro, pelas 00h36, na freguesia da Misericórdia, procedeu à detenção de um jovem, de 21 anos de idade, por posse de produto estupefaciente.

No âmbito do policiamento preventivo de segurança aos transportes públicos e, bem assim, na luta contra a criminalidade violenta e grave, os elementos policiais aquando do patrulhamento no Interface da Estação Ferroviária do Cais Sodré, avistaram o suspeito a tentar dirimir-se da abordagem policial, mudando, bruscamente, o sentido da marcha, motivo esse que levou à sua interseção.

Após ser abordado, retirou, de imediato, do interior da bolsa que trajava a tira colo, uma embalagem contendo 54.14 doses individuais de haxixe.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal de Pequena Instância da Comarca de Lisboa.

Foto: DR.

Exit mobile version