Site icon Jornal A Nação

Lisboa: Cinco jovens detidas por bloqueio às instalações do Ministério da Economia

Ontem, o Comando Metropolitano de Lisboa, através da 1ª Divisão Policial, após ter conhecimento da realização de uma reunião no Ministério da Economia com intervenientes em manifestações em defesa do clima, reforçou a presença nas instalações do respetivo Ministério, situado na rua da Horta Seca, para garantir a segurança e prevenir eventuais incidentes de alteração de ordem pública naquele local.

Após a reunião, as 6 jovens, com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos, ao chegarem à porta do Ministério da Economia, num movimento repentino, sentaram-se no chão, impedindo a saída e entrada de pessoas do edifício.  

Tendo sido comunicado ao responsável da força policial que não havia autorização para que permanecerem naquele local, foi estabelecido contacto com as jovens para as demover a desimpedir a entrada e saída do edifício.

Apesar das várias advertências da Polícia para terminarem com aquele bloqueio, 5 das 6 pessoas que estavam sentadas na entrada do Ministério, deliberadamente, não acataram a ordem e, consequentemente, foram detidas, por desobediência à ordem das autoridades.

Recorrendo ao uso da força estritamente necessária à sua remoção, as detidas foram conduzidas à 4ª Esquadra, tendo, após cumprimento das formalidades processuais, sido libertadas e notificadas para comparência no dia 16 de novembro, na Instância Local Criminal de Lisboa – Secção de Pequena Criminalidade.

“A PSP apela a que todos os cidadãos cumpram as ordens legítimas das autoridades policiais no sentido de garantir a paz e tranquilidades públicas”, sublinha.

Foto: CML.

Exit mobile version