Site icon Jornal A Nação

Lisboa: Buscas por violência doméstica e posse de várias armas

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através das Equipas de Investigação de situações de violência doméstica da Divisão de Investigação Criminal, no dia 24 de fevereiro, pelas 07h00, deu cumprimento a um mandado de busca domiciliária, emitido por Autoridade Judiciária, no âmbito de processo pelo crime de violência doméstica, na residência de um homem de 46 anos de idade, que tinha uma relação de namoro com a vítima.

Esta busca surge no culminar de um processo investigatório urgente que permitiu recolher indícios da prática continuada de ações de violência física e psicológica e de ameaças reiteradas do suspeito à vítima, colocando-a numa situação particular de perigo, havendo inclusive alusão à disponibilidade de várias armas por parte do suspeito. Neste sentido, foram emitidos mandados de busca domiciliária tendo em vista à localização e apreensão de armas de fogo. Do cumprimento do mandado foi possível à PSP apreender várias armas, nomeadamente. 1 espingarda pressão de ar, calibre 4,5; 1 pistola de alarme; 1 arma airsoft; 1 caçadeira calibre 12; e 1 revólver .32.

A caçadeira e o revólver pertenciam ao progenitor do suspeito e estavam devidamente legalizados, no entanto, ao alcance fácil do suspeito, pelo que foram também apreendidos.

“A PSP continuará a envidar permanentes esforços no sentido de dar uma resposta cabal a um fenómeno tão preocupante como a Violência Doméstica, visando a aplicação célere das medidas de âmbito penal aplicadas aos agressores e a consequente proteção das vítimas”, refere em nota.  

Ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 25 de fevereiro, pelas 17h30, na freguesia de Campolide, procedeu à detenção de um homem, com 60 anos de idade, por existir sob o mesmo um mandado de detenção.

O detido foi avistado na Estação CP/Campolide, demonstrando um comportamento suspeito, motivo esse que levou à sua abordagem. Solicitado o documento de identificação para averiguar se pendia algum ilícito criminal sob o mesmo, a PSP apurou que tinha um mandado de detenção, para cumprimento em regime contínuo do remanescente da pena de prisão ainda não cumprida.

O mesmo encontrava-se em regime de permanência na habitação com vigilância eletrónica, tendo sido contactada a equipa de vigilância eletrónica de Lisboa a fim de ser retirada a mesma. O detido foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa para cumprimento de pena.

A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 25 de fevereiro, procedeu à detenção de um homem, com 69 anos de idade, pelo crime de tráfico de estupefacientes. O suspeito foi abordado pela PSP depois de, no rastreio da sua bagagem de cabine, se perceber que dentro de um relógio de parede poderia existir matéria orgânica suspeita.

Feita a verificação de segurança, encontraram-se três embalagens ocultas, contendo, no seu interior, 590,96 doses individuais de haxixe.

O detido foi presente em Tribunal, sendo-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Semanais e proibição de sair de território nacional.

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, a Divisão efetuou uma operação de fiscalização rodoviária, no âmbito da sua atividade operacional, e procedeu à detenção de dois suspeitos, ambos condutores de viatura ligeira de transporte público de passageiros, com 59 e 33 anos de idade, pelo crime de especulação. Da operação realizada, a PSP obteve os seguintes resultados:

· Detenção por especulação (mais 16,20 euros sobre o preço real);

· Detenção por especulação (mais 6,80 euros sobre o preço real).

Os detidos foram notificados para comparência em Tribunal, sendo as viaturas táxi apreendidas, aguardando-se apreciação de entidade judicial.

No dia 26 de fevereiro, a mesma Divisão procedeu à detenção de um homem, com 26 anos de idade, por sobre o mesmo pender um mandado de detenção, para cumprimento de 52 dias de prisão subsidiária ou pagamento de 560 euros de multa.

O detido optou pelo pagamento voluntário, efetuando-o de imediato, sendo libertado logo após os procedimentos processuais.

A 3ª Divisão Policial, no dia 28 de fevereiro, pelas 12h30, na freguesia de Benfica, procedeu à detenção de um homem, de 27 anos, por pender sobre o mesmo mandado de detenção para cumprimento de pena efetiva de prisão.

O detido, condenado ao cumprimento de 1 ano e 8 meses de prisão efetiva pela prática do crime de estupefaciente, foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa para cumprimento da pena aplicada.

Foto: PSP.

Exit mobile version