Site icon Jornal A Nação

Lisboa: 60ª Assembleia Geral do CLIPSAS reúne uma centena de Obediências Maçónicas de todo o mundo

De 12 a 15 de maio, Lisboa será o centro da Maçonaria Liberal mundial, com mais de 100 Obediências Maçónicas a fazerem-se representar na Assembleia Geral do CLIPSAS – Centro de Ligação e de Informação das Potências Maçónicas Signatárias do Apelo de Estrasburgo. Este é um evento organizado pela Grande Loja Simbólica de Portugal, terceira Obediência Maçónica portuguesa com ligações institucionais ao Grande Oriente de França (maior Obediência Maçónica francesa).

Com um recorde de inscrições de mais de 300 delegados estrangeiros, os Maçons vão estar reunidos durante três dias na capital portuguesa. Do programa constam um Colóquio e a Assembleia Geral do CLIPSAS.

Esta é a segunda vez que este evento é organizado em Portugal. A primeira, data de maio de 2007 e decorreu em Matosinhos, organizada pelo Grande Oriente Lusitano.

O CLIPSAS – Centro de Ligação e de Informação das Potências Maçónicas Signatárias do Apelo de Estrasburgo, fundado em 22 de janeiro de 1961, é um organismo internacional que tem como objetivo reagrupar Obediências Maçónicas da Maçonaria Liberal e adogmática de todo o mundo e congregar Maçons, homens e mulheres. O seu principal objetivo é o de criar um centro de união fraternal entre os Maçons, sendo presidido, atualmente, pelo colombiano Iván Herrera Michel. É membro do Conselho Económico e Social das Nações Unidas – ECOSOC com representação em Genebra e Nova Iorque.

Já a Grande Loja Simbólica de Portugal (GLSP), é a terceira maior Obediência Maçónica Portuguesa. Pratica o Rito Escocês Antigo e Aceite, o Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraïm e o Rito Emulação, com as cartas patentes do Grande Oriente de França (a maior Obediência Maçónica Francesa).

Possui Lojas Maçónicas em todo o país e distingue-se pela grande discrição das suas atividades, dando primazia às ações de solidariedade social e desenvolvimento espiritual adogmático dos seus membros, defendendo a Liberdade Absoluta de Consciência e de Livre Pensamento.

A GLSP é membro das três principais organizações maçónicas internacionais, nomeadamente, da Aliança Maçónica Europeia, do CLIPSAS e da União Maçónica do Mediterrâneo.

Possui uma grande ligação institucional ao Grande Oriente de França, que é a maior Obediência Maçónica Francesa.

Foto: Frame de um dos vídeos promocionais do evento, de autoria da GLSP (https://www.youtube.com/watch?v=Frmt5xNeUeE).

Imagem: GLSP.

Exit mobile version