Site icon Jornal A Nação

Liga MEO Surf – Frederico Morais vai competir no Allianz Ericeira Pro

Frederico Morais é presença garantida no Allianz Ericeira Pro, terceira etapa da Liga MEO Surf, a primeira divisão do surf nacional e que atribui os títulos máximos do Surf em Portugal. O quadro de competição é agora conhecido, com Frederico a voltar à competição doméstica após ter-se sagrado campeão nacional em 2020. Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot competem com o estatuto de licra amarela Go Chill.

Frederico Morais na Liga MEO Surf Campeão Nacional em 2013, 2015 e 2020, com 14 vitórias em etapas

Após não se ter mantido na segunda metade da temporada do Circuito Mundial de Surf, Kikas procura, agora, garantir o regresso ao topo do surf mundial através do circuito Challenger Series, possibilitando, assim, um regresso à Liga MEO Surf.

Frederico Morais, top 10 mundial em 2021 e campeão nacional em 2013, 2015 e 2020, salienta que “é ótimo poder voltar a competir em casa, especialmente em Ribeira d’Ilhas, que é um sítio que adoro surfar e onde sempre me dei bem. Estou contente por isso e ansioso pelo campeonato. Havendo um Challenger Series daqui a uns meses na Ericeira, torna esta etapa ainda mais aliciante, pois essa será uma prova importante para a minha requalificação para a elite mundial. Esta é uma ótima oportunidade para me testar e voltar a estar em sintonia com Ribeira d’Ilhas. O objetivo passa sempre por ganhar. O surf nacional tem ótimos surfistas e temos uma geração que dá muito trabalho, por isso não posso relaxar. Vou fazer o mesmo que faço em todos os campeonatos, pensando heat a heat, mas sempre à procura de sair triunfante.”

Frederico vai, assim, juntar-se à nata do surf nacional, onde se destaca o campeão nacional em título, e atual líder do ranking, Vasco Ribeiro, e Afonso Antunes, vencedor da última etapa que se realizou no passado mês de abril. O seeding de prova ditou que Frederico e Vasco poderão encontrar-se em confronto direto nas meias-finais do Allianz Ericeira Pro.

Destaques do quadro masculino – Round 1

H3: Arran Strong vs. Daniel Nóbrega vs. Alexandre Almeida vs. Frederico Morais

H8: Vasco Ribeiro vs. Santiago Graça vs. Salvador Costa vs. trialista

Do lado feminino, o destaque vai, naturalmente, para Teresa Bonvalot, atual líder do ranking e vencedora da etapa anterior, que regressa à principal competição nacional depois do triunfo histórico na prova do circuito Challenger Series em Sydney. Teresa encontra-se, atualmente, na 3ª posição do ranking desse circuito, em lugar de acesso à elite do Surf mundial.

Praia de Ribeira d’Ilhas (Foto: Jorge Matreno/AN Surfistas)

Destaques do quadro feminino – Round 1

H2: Teresa Bonvalot vs. Maria Salgado vs. Teresa Pereira vs. Eva Soeiro

H3: Kika Veselko vs. Maria Dias vs. Matilde Pinto

Na sequência do Dia Mundial dos Oceanos, que se celebra a 8 de junho, no dia anterior ao arranque da competição, realizar-se-á a tradicional ação de sensibilização para a proteção dos oceanos, liderado pelo Grupo Jerónimo Martins, e com a participação de crianças das escolas do concelho de Mafra.

O Grupo Jerónimo Martins, parceiro de sustentabilidade da Liga MEO Surf, e as suas Companhias, estão sempre atentos a oportunidades para reduzir a sua pegada de plástico e para contribuir para a preservação do meio marinho. Exemplo disso, foram as iniciativas pioneiras do Pingo Doce de permitir aos clientes o uso de embalagens próprias para o acondicionamento de produtos em todas as secções das lojas, e de lançar a webserie “Amar o Mar”, direcionada ao público infantil, com exemplos e dicas práticas para reduzir a pegada ambiental.

Em Ribeira D’Ilhas, serão premiados, também, a melhor onda da etapa, através do prémio Joaquim Chaves Saúda Best Wave, enquanto o Bom Petisco Girls Score distinguirá o melhor score feminino. A isso, junta-se a luta pela Go Chill Expression Session, tanto na vertente masculina, como feminina. Por fim, destaque, ainda, para o prémio atribuído pela Câmara Municipal de Mafra aos melhores surfistas locais deste Allianz Ericeira Pro.

Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2

Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova

A nível televisivo, o Allianz Ericeira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Mafra, e o apoio técnico do Ericeira Surf Clube e da Federação Portuguesa de Surf.

Fotos: Jorge Matreno / AN Surfistas.

Exit mobile version