Connect with us

Atualidade

Lagos: “Saúde em Movimento” arranca com palestra sobre “Caminhada, Bem-estar e Conexão com a Natureza”

Sessão assinala a 20ª edição deste projeto municipal de promoção do envelhecimento ativo

Publicado

on

O mês de outubro é marcado por duas efemérides que nos alertam para as necessidades específicas da população idosa. São elas, o Dia Internacional do Idoso (assinalado a 1 de outubro) e o Dia Mundial da Terceira Idade (que acontece a 28 do mesmo mês). Mas, em Lagos, outubro é também sinónimo de reinício do programa “Saúde em Movimento”, projeto municipal que perfaz 20 anos de existência ao serviço da melhoria da saúde, da qualidade de vida dos munícipes e da promoção do envelhecimento ativo.

A data será, por isso, assinalada na próxima sexta-feira, dia 7 de outubro, com a sessão de abertura da época 2022/2023 e uma palestra dedicada ao tema “Caminhada, Bem-Estar e Conexão com a Natureza”, a realizar pelas 10h00, no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI.

A sessão, onde estarão presentes as entidades parceiras e os participantes, é também destinada ao público em geral, uma vez que o projeto está aberto à aceitação de novas inscrições, quer por parte dos munícipes com idade superior a 40 anos (que poderão integrar o programa “Saúde em Movimento”), quer por todos os munícipes que pretendam desenvolver atividades de marcha e/ou corrida com acompanhamento e aconselhamento (no âmbito do Centro Municipal de Marcha e Corrida).

Pedro Cuiça, que é monitor de atividades de tempo livre, treinador de desporto em pedestrianismo e formador de técnicos de percursos pedestres, entre outras habilitações e atividades no âmbito dos Desportos de Montanha, irá falar e partilhar com o público os seus conhecimentos sobre os benefícios para a saúde decorrentes da prática de caminhada, uma vez que está comprovado que os praticantes desse exercício físico apresentam um menor risco de contraírem doenças crónicas, destacando ainda os benefícios acrescidos da caminhada em meio florestal, designadamente, no que concerne à conexão com a natureza e o impacto favorável na saúde e bem-estar dos praticantes.

Nesta sessão será, igualmente, feito o balanço do projeto e apresentado o programa para a edição 2022/2023, o qual inclui a prática regular de atividade física, com onze classes de ginástica constituídas, a funcionar em todas as freguesias e povoações do concelho, a que acresce a vertente de exercícios aquáticos na Piscina Municipal. Para além disso, os utentes do projeto têm a possibilidade de participar em grupo nas marchas-passeio regionais, que se realizam de outubro a junho um pouco por todo o Algarve, ou nas caminhadas semanais dentro do concelho que os convidam a “Redescobrir a nossa terra”. Momento alto do programa é o das Olimpíadas Sénior, encontros desportivos intermunicipais organizados em parceria com os municípios vizinhos de Portimão, Lagoa, Monchique e Silves, que proporcionam anualmente um salutar convívio entre equipas técnicas e utentes. Na vertente mais educativa, o programa tem previstas sessões de educação para a saúde e as atividades “Ciência não tem idade” promovidas em articulação com o Centro Ciência Viva de Lagos.

Merece recordar que, no âmbito do programa Saúde em Movimento, a intervenção é estendida aos utentes dos lares residenciais de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Lagos (projeto “ArticuLAR”), existindo ainda uma colaboração com o “Diabetes em Movimento”, programa da Direção Geral de Saúde que tem reinício marcado para janeiro de 2023.

Foto: CML.

Atualidade

Lisboa: Homem detido por tráfico de drogas em S. Domingos de Benfica

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 26 de novembro, na freguesia de São Domingos de Benfica, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Produto Estupefaciente.

Os Polícias, que se encontravam em serviço de patrulhamento, junto ao Terminal de Sete Rios, verificaram dois indivíduos a produzir dois cigarros artesanais, os quais, ao aperceberem-se da presença policial, adotaram uma postura que revelava inquietação e nervosismo.

O comportamento evidenciado levou a que os suspeitos fossem abordados, tendo sido encontrado na posse de um dos indivíduos, um produto de cor castanho separado em duas embalagens, envoltas em plástico e com o logotipo “PAPAYADAWG”, que se veio a confirmar ser haxixe.

Da ação policial resultou a detenção do indivíduo que trazia consigo os artigos e apreensão de 371,7 doses individuais de Haxixe; e 173,60 euros em numerário.

O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, e após ser sujeito a 1º interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Matosinhos: Homem de 38 anos detido por exploração ilícita de jogo de fortuna ou azar

Publicado

on

No dia 30 de novembro, pelas 22h30, na Rua Bairro Novo, na cidade de Matosinhos, Polícias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão de Matosinhos, procederam à detenção de um homem, de 38 anos de idade, empregado de balcão e residente em Matosinhos, pelo crime de exploração ilícita de jogo.

Os polícias, no decurso de uma ação no âmbito de fiscalização a estabelecimentos comerciais detetaram uma máquina de jogo eletrónica do tipo roleta. Esta máquina encontrava-se dissimulada através de publicidade com alusão a bebidas alcoólicas.

Os jogos de fortuna e azar, cujo resultado assenta exclusiva ou fundamentalmente na sorte e não da perícia do jogador. Estes apenas podem ser explorados nos locais devidamente autorizados para o efeito, o que em Portugal se aplica aos casinos.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Ponte de Lima: Três detenções no âmbito do combate à prática do crime de contrafação

Publicado

on

No dia de ontem, junto da Avenida 5 de Outubro, em Ponte de Lima, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, resultou a detenção de 03 homens, de 27, 39 e 41 anos de idade, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

A PSP apreendeu 495 artigos de calçado e vestuário desportivo suspeitos de serem contrafeitos.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas