Site icon Jornal A Nação

Lagos prepara-se para assinalar o centenário da chegada do comboio

Um colóquio, a inauguração de uma escultura evocativa desta efeméride e a exibição de uma exposição foto-documental são apenas algumas das iniciativas que irão acontecer, nos próximos dias 29 e 30 de julho, no âmbito do programa comemorativo do Centenário da Chegada do Comboio a Lagos.

No próximo dia 30 de julho perfazem-se 100 anos desde que um comboio chegou pela primeira vez à Estação Ferroviária de Lagos. Recordar o acontecimento, os seus atores e compreender o respetivo contexto social, político e económico, é um dos objetivos desta iniciativa do município.

O programa arranca na sexta-feira, dia 29, no Centro Cultural de Lagos, com o colóquio “100 Anos da Chegada do Comboio a Lagos ― passado, presente e futuro”, evento que conta com a participação de reputados oradores, no domínio da investigação histórica, da mobilidade e transportes, a que se juntam figuras de proa das entidades-chave do setor.

No dia seguinte, as atenções viram-se para a Estação Ferroviária de Lagos e para a receção à chegada da viagem de comboio comemorativa, que está prevista acontecer ao final da manhã, com animação musical a cargo da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio e a presença do Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere. O momento será, depois, perpetuado com a inauguração de uma nova peça de arte pública a marcar a paisagem urbana da cidade. À tarde, o palco das comemorações volta a ser o Centro Cultural de Lagos, que irá receber a cerimónia de assinatura do Protocolo de Gestão Partilhada do Núcleo Museológico de Lagos do Museu Nacional Ferroviário, a apresentação de edições comemorativas (medalha e peças filatélicas), e a inauguração da exposição foto-documental “Lagos, a última paragem”.

O tema constitui, ainda, o mote do desafio lançado pelo município às doceiras para os trabalhos a apresentar na 33ª Feira Concurso Arte Doce, assim como o conceito em torno do qual a associação cultural “Questão Repetida” desenvolveu duas criações artísticas que irão poder ser apreciadas em espaços públicos da cidade.

Foto: DR.

Exit mobile version