Site icon Jornal A Nação

Lagoa (Açores): Prisão preventiva para suspeitos por coautoria de um crime de roubo qualificado

A Divisão Policial de Ponta Delgada, através da Brigada de Investigação Criminal – BIC, da Esquadra de Lagoa, procedeu à detenção, fora de flagrante delito, de 3 indivíduos, todos do sexo masculino, com idades entre os 28 e os 45 anos, por se encontrarem todos fortemente indiciados pela presumível prática, em coautoria material e na forma consumada, de um crime de roubo qualificado.

O crime ocorreu há cerca de duas semanas, numa das artérias mais movimentadas na freguesia de Água de Pau, no concelho da Lagoa, no período da noite, quando um homem, de 33 anos, que se encontrava sozinho no interior da sua viatura particular, foi violentamente abordado por  três homens, os quais depois de abrirem a porta do veículo, através da força muscular, retiraram-no para o exterior e, em ato contínuo, com a vítima prostrada no solo e impossibilitada de resistir, desferiram-lhe vários pontapés e socos, enquanto outro suspeito se dirigiu ao veículo, de onde subtraiu vários bens pessoais com expressão económica.

Indiciariamente, o cabecilha deste grupo de três homens, o mais velho, encontrava-se munido de um objeto metálico de grandes dimensões que terá utilizado como bastão para agredir a vítima. Foram-lhe desferidas diversas pancadas na cabeça, membros superiores e tronco, provocando-lhe ferimentos com sangramento e grande aflição, tendo ficado registado através de populares.

A vítima deste assalto teve necessidade de receber tratamento no serviço de urgências do Hospital do Divino Espirito Santo, em Ponta Delgada, onde ficou em internamento hospitalar.

Os contornos deste crime de roubo violento causaram um grande sentimento de insegurança e de impunidade naquela freguesia, pois rapidamente a notícia se espalhou e tornou pública entre a população.

A Brigada de Investigação Criminal de Lagoa procedeu, no imediato, a diversas diligências investigatórias de recolha de prova, recolhendo fortes indícios e fundamentais para a descoberta da identificação dos autores do crime e da reconstrução investigatória dos factos para apreciação das Autoridades Judiciárias competentes.

O conjunto dos fortes elementos probatórios recolhidos pela BIC de Lagoa foram importantes para sustentar a emissão de Mandados de Detenção fora de flagrante delito pelo Ministério Publico de Ponta Delgada, para os três autores da factualidade denunciada.

Os três suspeitos foram presentes à Autoridade Judiciária tendo lhes sido aplicado as medidas de coação de prisão preventiva para dois e apresentações na Esquadra da área da sua residência para o outro.

“O Comando Regional da PSP dos Açores recomenda a todos os cidadãos ou vítimas que, sempre que tenham conhecimento de situações suspeitas ou relacionadas com a prática de ilícitos, contatem, no mais curto espaço de tempo e por qualquer via, qualquer Esquadra da PSP a fim de acionar a intervenção policial em tempo útil e em prol de um melhor serviço à comunidade”, apela em nota.

Foto: DR.

Exit mobile version