Site icon Jornal A Nação

Jovens de vários países debatem temas da atualidade na 15ª edição do OPOMUN

O Colégio Luso Internacional do Porto (CLIP) realiza, hoje e amanhã, a 15ª edição do OPOMUN – Oporto Model United Nations, iniciativa que reúne mais de uma centena de alunos de nove escolas nacionais e internacionais, numa recriação da Organização das Nações Unidas (ONU) onde são debatidos os grandes temas da atualidade internacional.

O OPOMUN 2022 é uma conferência Modelo das Nações Unidas, onde alunos entre os 14 e os 18 anos representam delegados de diferentes países, com participação num comité onde terão que defender os interesses dessa nação, tendo sempre em consideração o bem comum de todos os estados-membros, e os temas na agenda.

Nesta edição, a par do que acontece no plano internacional, o conflito russo ganha especial destaque, ao lado de temas da atualidade presentes nas comissões das Nações Unidas, como a COP26 e os países que resistem à descarbonização, o controlo Talibã de 2021, e as reivindicações chinesas no mar do Sul da China.

Os procedimentos seguem, fielmente, os das Nações Unidas, com o objetivo de recriar o melhor possível o seu funcionamento.

A iniciativa, organizada anualmente por alunos do CLIP, decorre este ano ainda em formato online, com alguns estudantes a participarem nos comités a partir de casa, nomeadamente em Portugal, Espanha e Itália.

Franchesca de Abreu, Secretária Geral do OPOMUN, destaca “o privilégio de ter a oportunidade de falar sobre tópicos tão atuais com colegas que, como nós, acreditam que podem fazer a diferença. Conhecemos pessoas novas, de países diferentes, e aprendemos muito para além do que se ensina na sala de aula”.

Imagem: DR (alterada).

Exit mobile version