Site icon Jornal A Nação

JMJ: PSP de Coimbra reforça policiamento na cidade

Com a chegada de milhares de peregrinos a Coimbra, no âmbito dos “Dias nas Dioceses”, iniciativa que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai decorrer, entre os dias 1 e 6 de agosto, em Lisboa, o Comando Distrital da PSP de Coimbra reforçou o policiamento em toda a cidade, operação que dura até dia 31 de julho, de modo a garantir a segurança e a manutenção da ordem e tranquilidade públicas.

A atuação do efetivo incide em todos os locais de concentração de peregrinos, bem como nos restantes pontos onde exista atividade relacionada com o evento, nomeadamente, a Serenata, que se realiza amanhã, 28 de julho, na Sé Nova; o “For God Shake Festival”, no dia 29 de julho, na Praça da Canção, onde se prevê a presença de 20 mil jovens de todo o mundo; a “Festa das Famílias”, no 30 de julho, em Lordemão.

A vigilância estende-se a zonas históricas, turísticas, comerciais e balneares. Nesta operação, além de ações de fiscalização preventiva, os polícias desenvolvem, também, junto dos cidadãos e/ou peregrinos, atividades informativas para que adotem procedimentos preventivos para a sua proteção pessoal e dos seus bens.

Entre as medidas que os cidadãos/peregrinos devem tomar para a sua segurança, a PSP aconselha: quando se dirigir a uma caixa multibanco, assegure-se de que não há ninguém demasiado próximo que possa obter o seu código ou roubar o seu dinheiro; sempre que possível, utilize as caixas multibanco instaladas no interior das agências bancárias ou em espaços comerciais. Transporte consigo apenas o dinheiro necessário (nunca quantias elevadas) e evite dar informações sobre a sua vida a pessoas estranhas; em caso de um encontrão, verifique se a carteira, o telemóvel e outros objetos de valor não foram furtados.

Outro conselho prende-se com o transporte da mala, bolsa ou carteira, que deve ser feito o mais possível junto ao corpo e do lado oposto à berma/faixa de rodagem (do lado de dentro do passeio; de preferência a mala deve ser usada a tiracolo ou por baixo do casaco).

No que respeita à condução, deve ser defensiva; diminua a velocidade de circulação nos centros urbanos; circule dentro dos limites da velocidade permitida; cumpra o código da estrada e siga as indicações dos elementos das forças de segurança.

Por outro lado, se for confrontado com alguma situação de injúrias ou ameaças, denuncie. Em caso de emergência, deve ligar para o 112.

De notar, ainda, que, devido aos três eventos de maior dimensão – Serenata, “For God Shake Festival” e “Festa das Famílias”, o trânsito e estacionamento na cidade vão sofrer alterações.

Foto: PSP.

Exit mobile version