Site icon Jornal A Nação

Habitação experimental no Alentejo encerra, hoje, Ciclo de Conferências da Portucalense

A última sessão do ciclo de conferências “Cas@s de Estudo: Habitação Experimental em Portugal”, organizado pela Universidade Portucalense (UPT), recebe o Atelier Aires Mateus e decorre online hoje, 17 de dezembro, entre as 17h00 e as 18h00.

O arquiteto João Miguel Esteves apresenta nesta sessão o projeto “Tempo e Matéria: 2 casas no Alentejo” que, a partir de duas habitações divergentes na sua expressão e dimensão, traça paralelismos conceptuais onde a materialidade, o ambiente e a memória procuram constituir uma manifestação intemporal.

“Tempo e Matéria são dois temas essenciais na abordagem desenvolvida pelo atelier Aires Mateus e, consequentemente, na minha própria abordagem”, explica o arquiteto João Miguel Esteves. “Esta apresentação constitui uma reflexão sobre as qualidades fundamentais da arquitetura, que, independentemente da escala e dos recursos disponíveis, devem assumir-se como as grandes prioridades do ato de projeto”, conclui.

Ao longo deste ciclo, organizado por Gilberto Duarte Carlos, coordenador do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Portucalense (Departamento de Arquitetura e Multimédia Gallaecia), foram apresentadas obras de arquitetura doméstica baseadas na dicotomia contexto/conceito, enquadradas na regeneração do quadro referencial da arquitetura contemporânea Portuguesa. 

O ciclo de conferências, de livre acesso, realiza-se na plataforma Zoom e contou já com quatro sessões (Nunes Toral Arquitetos (12 de novembro), Atelier da Bouça (26 de novembro), Atelier Carvalho Araújo (3 de dezembro) e PLCO (10 de dezembro).

Poderá assistir à última sessão em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86462529630?pwd=VVNpWitsWm5IRXZWYTFBcWl1VXV6dz09#success (ID da reunião: 864 6252 9630 | Senha de acesso: 755728).

Imagem: DR.

Exit mobile version