Site icon Jornal A Nação

Há poucos Pais Natais e a procura atinge níveis recorde

Com a época natalícia à porta, o setor de animadores de Pais Natais registou um crescimento de 30% na procura nos primeiros 20 dias de novembro, face ao mesmo período do ano passado, revelam dados da APP de serviços Fixando, que alerta para a falta de oferta no setor.

Já em outubro esta tendência se verificava, com um aumento de 33%, face a outubro de 2022, e as previsões da empresa indicam que, até ao final do mês, a procura possa atingir um aumento de 120%.

Mas apesar do clima natalício aquecer os pedidos que as empresas de animação e organização de eventos recebem, o mercado enfrenta desafios significativos na oferta de especialistas: em outubro, apenas 46% dos clientes conseguiram encontrar um Pai Natal disponível, em comparação com os 67% de 2022. O cenário agravou-se em novembro, com apenas 31% dos clientes a conseguir marcar um Pai Natal.

Com base nos pedidos recebidos e nas atuais taxas de resposta, as projeções da Fixando apontam para a necessidade de cerca de mais mil Pais Natais para dar resposta aos pedidos que o setor irá receber até ao final do ano. Dos 550 especialistas que prestam este serviço através da Fixando, apenas 3% estão atualmente a aceitar novas marcações para esta época de Natal.

Para Bruno Leite, representante da empresa de eventos Mr. Milk, que oferece serviços de animação de Pais Natais, a procura deste ano supera em muito a do ano anterior. O empresário refere que o número de eventos de Natal planeados para dezembro aumentou em 70%, face a 2022, ainda consequência do fim da pandemia e do aumento de atividades e eventos.

A Fixando identifica neste desequilíbrio entre oferta e procura, uma oportunidade para muitos vestirem a pele de Pai Natal e conseguirem um rendimento extra:  “Ser Pai Natal tornou-se uma oportunidade acessível pois, com apenas um fato, uma barba e gosto por crianças, é possível prestar estes serviços, sendo uma forma de conquistar um rendimento extra durante a época festiva”, explica Alice Nunes, diretora de novos negócios da Fixando.

A mesma responsável adiantou que, em média, o setor paga, em média, 130€ por serviço pela realização destes trabalhos.

Perfil do setor

As datas mais solicitadas para os serviços de animação com Pai Natal, até ao momento, são o dia 24 de dezembro, seguido de 1 de dezembro, 15 de dezembro, 21 de dezembro e 16 de dezembro. O distrito de Lisboa lidera a procura com 33%, seguida pelo Porto com 20%, Setúbal com 16%, Braga com 11% e Aveiro com 7%.

Quanto ao tipo de eventos, a procura por Pais Natais é diversificada, mas destacam-se as festas escolares (24%) e comércio/eventos (24%). Festas de Natal familiares/pessoais representam 21%, seguidas por outras festas e feiras (11%) e festas de Natal de empresas (8%).

Foto: DR.

Exit mobile version