Site icon Jornal A Nação

Grada cumpre tradição na Festa das Almas

No passado domingo, a tradicional e secular Festa das Almas voltou a cumprir-se, em Grada.

O dia começou com o levantamento do arco, em frente à Capela das Almas. O esforço, a dedicação e o sacrifício de dezenas de homens foram suficientes para erguer um arco com cerca de 20 metros de altura. O apoio de mulheres e de outros homens, à retaguarda, contribuiu para o sucesso da missão. Como manda a tradição, o arco foi feito com dois pinheiros – literalmente roubados com alguma antecedência – que foram enfeitados com verdes, flores e alguns símbolos.

Foto: DR.

No período da tarde, a mordomia da festa abriu a porta da Capela das Almas, enfeitada a preceito, e a banda “The Yankees” animou o baile realizado à volta da capela. No bar da festa, não faltou comida e bebida.

A Festa das Almas, de Grada, é uma tradição que tem passado de geração em geração e que se realiza no terceiro domingo de maio. Em 2024, a tradição voltará a cumprir-se com uma nova mordomia já nomeada e constituída pelos mordomos Basílio Carvalho, Flávio Cruz, Gabriel Rodrigues e Rafael Miguel e pelas mordomas Cidália Faria, Sílvia Torres, Ariana Galvão e Carina Simões.

Fotos: DR.

Exit mobile version