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Fotógrafo Paulo Catrica expõe “PPP porosità, poética e política” no Porto

Revelando o seu interesse particular pela ideia de “lugar comum”, o fotógrafo Paulo Catrica apresenta no próximo dia 21 de março, na Sala de Exposições da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto, a exposição “PPP porosità, poética e política”. Com curadoria de Carlos Lobo, fotógrafo e professor da Escola das Artes, esta exposição tem a pretensão que o uso quotidiano, banalidade e monumentalidade, da paisagem, da arquitetura e do espaço público se podem revelar através das fotografias. A exposição estará patente ao público até 18 de abril.

Tendo por base a residência artística/encomenda do projeto Madonie. Paesagi 1973/2021. Fondo storico e nuove commitenze. “A exposição procura revisitar esta região da Sicília enquanto paradoxo entre a beleza extrema e a banalidade, onde a resiliência e a porosidade das paisagens e da arquitetura – históricas e contemporâneas -, são como resíduos de um corpo que resiste e revela as suas cicatrizes,” refere Carlos Lobo, docente da Escola das Artes e curador desta exposição, acrescentando “não como ruína, decadência ou abandono antes como matéria viva.”  Na expectativa de (re)criar um palimpsesto poético e político, que remete para a origem etimológica da palavra, do latim palimpsestos, e do grego palimpsestos, como ‘raspado’ para escrever de novo.

Imperfeitas como um território de memórias estas fotografias ‘raconti’ revelam, como escreve Ferdinand Braudel no seu ‘O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrânico’, uma Sicília que não é uma mera ilha, mas sim um verdadeiro ‘continente’. Povoada por sícanos, elíminos e sículos a Sicília foi parcialmente ocupada, dominada ou disputada por Fenícios (séc. IX a.C.), Gregos (século VIII a.C.), Cartagineses (séculos V a III a.C.), Romanos (séc. III a.C. a séc. I), Vândalos (440-493), Ostrogodos (493-555), Bizantinos (535-1043), Árabes (827-1091), Normandos (1060-1194), Suábios (1185-1266), Aragoneses (1282-1513), Espanhóis (1513-1713), Piemonteses  (1713-1718), Borbónicos (1734-1860) e finalmente depois de 1860 unificada como parte de Itália.

A inauguração da exposição “PPP porosità, poética e política”, de Paulo Catrica, realiza-se hoje, às 19h00, na Sala de Exposições da Escola das Artes no Porto. Esta é a terceira de quatro exposições do ciclo “Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões”, um programa em co-curadoria entre Lilia Schwarcz e Nuno Crespo, que contempla uma agenda de concertos, conferências, exposições e performances, que decorrem até 24 de maio. O ciclo é organizado pela Escola das Artes, em parceria com a Universidade de São Paulo (Brasil) e a Universidade de Princeton (EUA). A exposição de Paulo Catrica estará patente ao público entre 21 de março e 18 de abril.

Exposição “PPP porosità, poetica e política

Artista: Paulo Catrica

Curadoria: Carlos Lobo

Patente ao público de 21 de março a 18 de abril

Entrada Livre · 14h00 – 19h00

Local: Sala de Exposições da Escola das Artes

Universidade Católica Portuguesa – Porto

Rua de Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto

Paulo Catrica: vivendo e trabalhando em Lisboa, Paulo Catrica estudou fotografia na Ar.Co., Lisboa (1985) e História, na Univ. Lusíada, Lisboa (Licenciatura em 1992), tendo realizado o mestrado em Imagem e Comunicação, no Goldsmith’s College, Londres (1997) e o doutoramento em Estudos de Fotografia, Univ. de Westminster, Londres (2011).

Expondo regularmente em instituições públicas e privadas desde 1997, o seu trabalho fotográfico tem como interesse lugares, paisagem, arquitetura e espaço público. Reunidas em séries as suas fotografias, têm uma filiação descritiva ou realista, ensaiando um ponto de vista crítico com assuntos e lugares fotografados. Persiste no seu trabalho a ideia de associar arquitetura (objeto) a contexto evolvente e uso quotidiano, ensaiando a possibilidade de (re)criar um ‘lugar’ fotográfico, como uma alegoria do lugar comum.

Das exposições recentes destaque para “No Tempo dos Dias Lentos”, Fundação Eugénio de Almeida (Évora, 2023); “La ricerca di un titolo” (1983-2013), Câmara Escura, (Torres Vedras, 2022); “Fussball ißt unser Leben”, Kunsthaus Interlaken (Suiça,2022); “Madonie Paesaggi 1973-2021” (Petralia Sottana, Sicília, 2022); “O sítio em Vista”, CEFT (Tomar, 2021); “Almada, Um Território em Seis Ecologias”, Museu da Cidade, (Almada, 2020); “Prospectus”, Carpintarias de São Lázaro, (Lisboa,2020); “O desvio que fez a curva do rio”, Galeria do Parque (V.N.Barquinha,2019); “Grübler”, Casa das Artes (Tavira, 2017); “El Solitario Jorge, seiscientos veinte y dos días antes de su muerte”, Galeria Presença, (Porto,2016).

Para além disso, o seu trabalho está representado em algumas coleções de arte privadas e institucionais, tal como a Coleção de Arte Contemporânea do Estado, Portugal, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, PLMJ, Novo Banco, Museum of London, Arquivo Fotográfico de Lisboa e Centro Português de Fotografia. O documentário televisivo Entre Imagens (episódio 7), RTP2 (2014), projeto coordenado por Sergio Mah e realizado por Pedro Macedo, é dedicado à sua obra.

Imagem: UCP.

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