Site icon Jornal A Nação

Exposição “Entre o Físico e o Virtual”, de Henrique Silva, na Universidade Portucalense

A Universidade Portucalense (UPT) inaugura, hoje, às 17 horas, a exposição “Entre o Físico e o Virtual”, do artista plástico Henrique Silva, patente no Largo do Infante da UPT até ao dia 30 de junho.

Henrique Silva, para além de nome incontornável das artes plásticas e Artista-Investigador, é, também, Doutor em Media Arte Digital e Docente da Licenciatura em Multimédia e Artes da UPT.

A sua exposição, organizada pelo Departamento de Arquitetura e Multimédia Gallaecia (DAMG) e inserida no projeto Cultura@Portucalense, traz a público obras das últimas três décadas como Manequins (1998), Catedral do Ego (2013), Homem Som (2015) e Mediterrâneo (2016).

A exposição conta com curadoria de Emília Simão, Docente e Coordenadora da Licenciatura em Multimédia e Artes da UPT e Teresa Correia, do Gabinete de Comunicação da UPT.

Das vivências resultam experiências que se transformam em artigos físicos e/ou virtuais, cuja função é a comunicação entre pessoas e conceitos. Das vivências deixamos o pensamento evoluir, para descobrirmos novos horizontes que permitam estarmos presentes nos espaços onde nos é possível estar e conviver. Sem isto, não existimos. Somos o que vemos e sentimos – esta é mensagem que o artista quer transmitir, através destas suas obras.

Doutorado em “Media Arte Digital” (Universidade Aberta) e licenciado em Artes Plásticas para o Ensino (Université de Paris 8), Henrique Silva expõe regularmente desde 1958 e realizou mais de 50 exposições e participou em mais de 200 exposições coletivas na Europa, América e Japão.

O artista plástico foi bolseiro da Fundação Gulbenkian em Paris (1961-1963), Diretor Executivo da Cooperativa Árvore (1978-1996), Diretor Geral e Pedagógico da Escola Profissional de Economia Social (1989-91 e 1998-2000), Diretor do Projeto – Núcleo de Desenvolvimento Cultural e Diretor da Bienal de Cerveira (1995-2007), Diretor do Departamento de Design / Artes Plásticas e Multimédia da Escola Superior Gallaecia (2003–2021), Membro do Conselho de Fundadores da Fundação Bienal de Cerveira e Diretor da Bienal Internacional de Vila Nova de Cerveira durante diversos anos.

Imagem: UPT.

Exit mobile version